A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizaram a capacitação Transvivendo a Clínica: Cuidado Integral à População Trans e Travesti, para profissionais da saúde da Atenção Básica, Atenção Especializada e Assistência Farmacêutica de Natal. O encontro teve como objetivo de orientar, discutir e qualificar os profissionais quanto ao cuidado oferecido à população trans e travesti dentro dos serviços de saúde do município.

O dia contou com apresentações culturais, além de mesas que abordavam assuntos como gênero e sexualidade, hormonização, o uso associado a profilaxia pré-exposição (Prep), profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) e anticoncepção. Além de discutir a imersão de pessoas trans e travestis no Sistema Único de Saúde (SUS) e como o profissional de saúde deve acolher e melhorar a escuta qualificada do usuário. Foram fornecidas também informações sobre tratamento hormonal adequado e encaminhamentos para outras políticas públicas de saúde e aspectos do dia a dia dos serviços de saúde e da pessoa trans.

"É importante que a equipe de saúde entenda como funciona o acompanhamento da hormonização, saiba como acolher as pessoas e entendam a importância do uso do nome social. E quanto mais profissionais tiverem conhecimento, mais esse usuário terá condição favorável de ser melhor acolhido e ser atendido em sua unidade de referência.", comenta Virgínia Medeiros, chefe do Setor de Promoção à Saúde da SMS.

Virgínia reforça também que a capacitação visa fornecer condições para que esses usuários se sintam confortáveis a procurarem as Unidades de Saúde, e não busquem fazer uso de hormônios por conta própria. "Não é só receitar a hormonização, essa pessoa precisa ser acompanhada, precisa realizar exames de saúde periódicos, assim necessita de um atendimento digno para não terem consequências ou que procurem outros meios que possam gerar danos à saúde pelo uso inadequadamente desses medicamentos".

A enfermeira Maria Lúcia Lopes, participou da capacitação e reforçou a importância de se levar o tema para a atenção primária. “Quero agradecer por participar dessa capacitação, nada como passar um dia assim trocando saberes, experiências, aprendendo e ensinando. E quero parabenizar a secretaria e a todos que fizeram deste seminário um evento maravilhoso e informativo”.

A capacitação faz parte do projeto em parceria com a Liga Acadêmica de Sexualidade e Gênero (Laseg/UFRN) e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol/UFRN), que vem desenvolvendo ações nas unidades de saúde do município com intenção de orientar e discutir o cuidado para pessoas trans e travestis no Sistema Único de Saúde (SUS).