Explorar a imaginação, levar entretenimento, informação e cultura, de uma forma divertida e prazerosa. Essas são algumas possibilidades que o teatro pode oferecer à comunidade escolar. Na tarde desta terça-feira (09), a Secretaria Municipal de Educação de Natal levou cerca de 500 estudantes, de três escolas da Rede Municipal de Ensino, para assistirem ao espetáculo “Meu Seridó”, da produtora Casa de Zoé, lotando as cadeiras do Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira. A apresentação vai acontecer ainda nos dias 10 e 11 de maio, totalizando 2.500 estudantes do 8º e 9º ano de 11 escolas da Rede Municipal de Ensino.   

O espetáculo acontece por meio do Projeto Teatro em Pauta, que tem patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão e Colégio CEI, com realização da Bobox Produções. Nesta terça-feira (09), participaram as escolas municipais Professor Otto de Brito Guerra, Professor Luiz Maranhão Filho e Celestino Pimentel.   

Antes do início da peça, o estudante Victor Gabriel de Lima, de 13 anos, contou que estava ansioso para assistir ao espetáculo. “Eu acho que vai ser algo bem legal, por conta que vai representar o Nordeste e o Seridó. Não conhecia o Teatro Alberto Maranhão pessoalmente, mas já tinha ouvido falar bastante dele. Sempre tive uma expectativa grande de conhecer. Está sendo uma experiência incrível”, relatou o estudante da Escola Municipal Professor Otto de Brito Guerra.    

O produtor cultural do Teatro em Pauta, Arlindo Bezerra, conta que o objetivo maior é aproximar os estudantes das escolas públicas de obras teatrais da cidade. “Possuímos um repertório gigante, repleto de obras diversas, infantis e adultas, e espetáculos que já circularam pelo Brasil inteiro e que na maioria das vezes os estudantes não têm oportunidade de apreciar. O projeto surgiu especialmente com esse objetivo de fazer com que a comunidade escolar se relacione com esses espetáculos e a gente produza um diálogo em que o público possa participar através de perguntas diretas com os atores. Também contamos com a coordenação pedagógica do professor de teatro, Alex Cordeiro, que faz o relacionamento entre a comunidade escolar e o espetáculo”, explicou o produtor.

Também participando da ação estava a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, acompanhada da chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Daniele Lacerda. “Estou transbordando de emoção, pois terminamos de ver o espetáculo “Meu Seridó”. Um espetáculo belíssimo que já circulou no Brasil. Esta parceria da Prefeitura do Natal está possibilitando para 2.500 estudantes da Rede Municipal assistirem ao espetáculo, mergulharem na cultura do Seridó e na linguagem teatral nesta casa belíssima que é o TAM. Foi maravilhoso acompanhar a aproximação dos estudantes com essa cultura, dos elementos do teatro, da cenografia, sonoplastia, enredo, dos atores e ainda possibilitando um diálogo final entre plateia e elenco”, ressaltou Capistrano.

Já na saída da peça, Ana Beatriz de Oliveira, de 15 anos, estudante do 9º ano da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, classificou a peça como bastante interativa. “Eu achei o espetáculo muito legal. Fiquei observando o jeito dos atores atuarem, da forma que interagem com a plateia, as músicas, os gestos. Foi muito legal participar dessa programação”, concluiu a estudante.     

A professora de Ciências, Mariana Leite da Silveira, da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, relata que a atividade é bastante significativa para os estudantes, contribuindo positivamente para o aprendizado. “Esse desenvolvimento é constante e quando proporcionamos momentos que trazem novas culturas, informações e experiências de vida, motivam os alunos, eles se interessam mais, e de fato aprendem. Tanto que eles conseguem relatar, trabalhar o tema, e levar esse conhecimento para o resto da vida”, disse.   

Para a professora é possível trabalhar os conteúdos da peça em sala de aula, de uma maneira interdisciplinar. “Os conteúdos abordados dizem respeito a várias disciplinas, como os aspectos geográficos, biológicos, de clima, tempo, aspectos gerais de ciências naturais, históricos, sociais e culturais de um modo que os estudantes se sintam engajados”, reforçou Mariana Leite.  

Meu Seridó

Meu Seridó é idealizado pela atriz potiguar Titina Medeiros, com direção de César Ferrário e texto de Filipe Miguez. A peça traz a história do sertão do Rio Grande do Norte em uma crônica leve e divertida.

O espetáculo proporciona um passeio imaginário e delirante por este lugar arcaico e mítico. Um território nostálgico de arengas e amores. Em apenas uma hora, 10 mil anos passam diante dos olhos do espectador. Universal ao falar da própria aldeia, Meu Seridó versa, acima de tudo, sobre o mais atual (e eterno) dos temas. Trata da relação do Homem com a Terra – que neste começo de milênio chega a um grave impasse. Tudo, é claro, com muito humor, música e boas doses de reflexão.