A Prefeitura do Natal inicia a primeira etapa dos serviços de manutenção em toda a estrutura do pórtico dos Reis Magos, equipamento instalado na entrada sul da cidade. Este equipamento é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Ao longo desta semana, a empresa contratada para realizar a obra começou a mobilização das equipes e organização do canteiro. De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra, o trabalho será desenvolvido pela equipe do departamento de Conservação e deverá durar quatro meses. "O equipamento, a maior estrutura de concreto protendido em balanço do Brasil, completará em dezembro 24 anos. Por isso, a iniciativa da gestão municipal em revitalizar a obra e o seu conjunto arquitetônico", explicou o secretário.

No local, será feito um reforço da estrutura, criando uma área adicional ou aumento de secção que permite, consequentemente, diminuir as tensões aplicadas. "A área adicional é obtida por meio do envolvimento total ou parcial do pilar por concreto aliado ou não às armaduras.Vai ser feito um reforço estrutural, adicionando mais nove estacas de fundação na região de tração do bloco de coroamento”, explicou Lucas Pinheiro, secretário adjunto de Conservação da Seinfra.

Valores

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, a obra será uma manutenção com reforço e recuperação estrutural no valor de R$ 424.363,36 e a empresa já está com o contrato assinado para iniciar os trabalhos.

O Pórtico dos Reis Magos é uma obra assinada pelo arquiteto Moacyr Gomes, falecido em 2022, em parceria com o arquiteto Eudes Galvão Montenegro e o calculista José Pereira.  O autor do projeto também projetou o estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado (o “Machadão”), o Ginásio Poliesportivo Humberto Nesi, ambos derrubados para dar lugar à Arena das Dunas, a Faculdade de Odontologia da UFRN, a sede da Associação Atlética Banco do Brasil, a Biblioteca Câmara Cascudo, além do Centro Administrativo do Estado e o edifício Barão do Rio Branco, um dos mais emblemáticos da cidade.