O prefeito Álvaro Dias reuniu na manhã desta sexta-feira (28) secretários para fazer um balanço do andamento das principais obras e projetos estruturantes para Natal. O objetivo da reunião é avaliar as ações em curso realizadas de forma integrada entre as secretarias. Um dos assuntos discutidos na reunião foi a engorda e enrocamento da praia de Ponta Negra e as obras de revitalização da orla urbana da Redinha.

O projeto da engorda da praia de Ponta Negra aguarda estudos técnicos do Idema, depois que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) chegou ao entendimento de que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), no âmbito estadual, é quem irá licenciar as obras.

Orçada em R$ 75 milhões, com recursos da Prefeitura de Natal e do Governo Federal, a obra de engorda será realizada em três etapas e promete alargar faixa de areia da praia em até 100 metros, na maré seca, e 50 metros na maré cheia. Quanto às obras de revitalização da orla urbana do Complexo Turístico da Redinha, orçadas em R$ 24 milhões, a pasta espera entregar ainda este ano a parte que engloba reconstrução do Mercado Público, obras de integração urbana do calçadão e a construção de novos quiosques.

Revitalização do Centro de Natal

Na reunião o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega destacou que nas próximas semanas, serão iniciadas as obras na Rua João Pessoa, que passará por processo de requalificação, sendo completamente reestruturada. A obra já está licitada com investimentos previstos na ordem de R$ 20 milhões. As obras englobam três etapas, onde será priorizada a preservação e revitalização da Praça Padre João Maria, além de criar novos espaços, através da inserção vegetação e iluminação. O objetivo é também tornar a praça um espaço lúdico e de lazer, deixando o espaço exclusivo para pedestres desde o trecho entre a Av. Rio Branco e a Rua Princesa Isabel. Nas segunda e terceira etapas, será trabalhado o trecho entre as ruas Princesa Isabel e Felipe Camarão, que são paralelas. Por último, a obra vai contemplar o trecho da Rua Felipe Camarão à Av. Deodoro da Fonseca. De acordo com o secretário, além da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur)  os serviços irão envolver diversos órgãos municipais como as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU), e Infraestrutura (Seinfra).

Calçadas e Ciclovias
Entre os assuntos abordados na reunião foram as obras de recuperação e modernização de calçadas executadas pela Prefeitura de Natal. Ao todo, quase 80 quilômetros de passeios públicos terão a sua composição melhorada e serão readequados dentro das normas vigentes de acessibilidade. Um dos trechos de obras iniciados nesta semana contempla Av.Jaguarari e Amintas Barros, em Lagoa Nova, além do trecho da Avenida Prudente de Morais. A prefeitura também quer retomar ainda no mês de maio a reestruturação das ciclovias. O projeto  contempla 15 km de ciclovias, contemplando as principais vias da capital e espera alcançar mais 10 quilômetros até 2024.

Túnel de Drenagem Arena das Dunas e Av.Felizardo Moura
A pauta tratou ainda do Túnel de Drenagem Arena das Dunas e do alargamento da Av. Felizardo Moura, principal via de conexão da zona Norte com a Zona Oeste e Centro.  A expectativa é que até o fim do ano, as obras da Avenida Felizardo Moura sejam entregues à população.