A Literatura Infantil é a porta de entrada para o universo da leitura, pensando nisso, o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Elizabeth Teotônio da Fonseca Melo, realiza durante toda esta quinta-feira (1º) uma Mostra Cultural com o tema “A literatura infantil como ferramenta de descoberta e transformações”. A unidade de ensino localizada na Redinha atende atualmente 134 crianças entre os níveis II e IV da Educação Infantil.

“O nosso principal objetivo é poder mostrar o trabalho pedagógico que foi desenvolvido durante todo o ano. Então, hoje aqui temos um pouco do que foi o nosso trabalho no ano, junto das crianças. Abordamos vários autores como Monteiro Lobato, Ziraldo, Ruth Rocha, pois sabemos que a literatura pode transformar e trazer descobertas na vida das crianças”, destacou a gestora pedagógica Emília Isaias de Melo.

Priscila Barbosa de Araújo Martins, mãe de Benício Araújo Martins Victor, de quatro anos, prestigiou o evento e comentou acerca das atividades realizadas na unidade infantil. “Uma mostra cultural como essa é importante para vermos o aprendizado da criança, o que está sendo desenvolvido em sala de aula e o trabalho da gente como família. Um projeto bacana que o CMEI tem é a sacola literária, que a gente leva o livro para casa e ler para a criança. Então, presenciar a desenvoltura deles é muito importante, tanto em casa, como aqui no CMEI”.

As apresentações culturais e as exposições dos trabalhos ficaram por conta dos clássicos da literatura infantil “Chapeuzinho Vermelho”, “O patinho feio”, “Os três porquinhos”, além do “O sapo no saco”, “A pata pateta”, e as canções tradicionais “O cravo brigou com a rosa”.

A educadora infantil Jeane Patrícia Nogueira da Silva, que leciona no nível II da Educação Infantil, apresentou junto com as crianças a história “O patinho feio”. Ela conta que as crianças escolheram o conto pois identificaram que o patinho foi excluído por ser diferente dos outros. “Trabalhamos muito nessa visão de mostrar o diferente, e valorizando as formas diferentes de cada criança. Trabalhamos também as cores relacionadas na história do livro”, contou.