O Ministério da Saúde enviou para a Secretaria Municipal de Saúde de Natal o quantitativo de 181 tratamentos contra Covid-19, com o medicamento Paxlovid, composto por dois antivirais: o nirmatrelvir e o ritonavir. O Paxlovid, foi aprovado pela Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa, em março deste ano.

Nesse primeiro momento apenas pacientes com prazo de cinco dias após o início dos sintomas e imunossuprimidos com idade maior ou igual a 18 anos ou pessoas com idade maior ou igual a 65 anos, poderão fazer uso do tratamento. O medicamento retroviral, de uso oral, deve ser administrado por cinco dias, em adultos que não necessitam de oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave.


De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde apenas os grupos abaixo podem ter acesso a esse tratamento, são eles: Grupo 1: Indivíduo a partir dos 18 anos com imunossupressão de alto grau ou indivíduo com idade igual ou maior que 75 anos, independentemente de comorbidade; Grupo 2: Indivíduo a partir dos 65 anos, com pelo menos duas comorbidades; Grupo 3: Indivíduo a partir dos 65 anos, com apenas uma comorbidade; Grupo 4: Indivíduo a partir 65 anos, sem comorbidades; Grupo 5: Indivíduo com imunossupressão de baixo grau, a partir dos 18 anos.

Para que o paciente tenha acesso ao tratamento, ele deve buscar um atendimento médico e caso o profissional, entenda que ele se enquadra nos requisitos exigidos, o médico deverá preencher formulário que encontra-se aqui com a solicitação apresentando o exame positivo para a Covid-19 (não sendo válido o autoteste) e as comprovações de que se enquadra nos critérios indicados. O tratamento não é indicado para gestantes. Para as lactantes a orientação é de interrupção da amamentação durante o tratamento.

Em Natal os locais onde o paciente poderá receber a medicação são as quatro Policlínicas (Norte, Sul, Oeste e Zeca Passos) e a Unidade Mista de Mãe Luiza.