Os usuários do transporte coletivo de passageiros de Natal terão mais conforto enquanto aguardam o coletivo. Isto porque a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), está investindo na instalação de 300 novos abrigos por toda a cidade. O primeiro trecho contemplado é na avenida Doutor João Medeiros Filho, importante corredor de transporte da zona Norte. No último sábado (5), em visita a uma série de obras em andamento na cidade, o prefeito Álvaro Dias viu de perto as que estão sendo executadas para modernizar os abrigos de passageiros. 

“Estamos fiscalizando a execução e ouvindo a população sobre esses importantes equipamentos que proporcionarão mais conforto para os usuários do transporte coletivo de passageiros de Natal, seja nos dias de sol intenso, como também no período de chuvas. A intenção é modernizar os abrigos de passageiros da cidade. Para isso, estamos fazendo um investimento de R$ 5,5 milhões”, assinalou Álvaro Dias.  

Dos 40 pontos de parada da João Medeiros, foram instalados abrigos em 27 pontos. Isso representa um total de 50 estruturas instaladas. A quantidade de abrigos é maior que de pontos porque existem abrigos duplos ou triplos.

A Prefeitura também trabalha no Planalto. No bairro da zona Oeste, são 40 pontos de parada. Estão instalados abrigos em três pontos, perfazendo um total de cinco abrigos.

Ocorreu também a instalação de abrigos em seis pontos da avenida Roberto Freire, totalizando 18 abrigos. Já na Prudente de Morais, foram instalados abrigos em quatro pontos, totalizando nove abrigos. Em toda a cidade, até o momento, foram instalados abrigos em 50 pontos, totalizando 102 abrigos. Na sequência, os demais corredores de transporte receberão os novos equipamentos. 


O contrato firmado em março de 2022 prevê o fornecimento de 300 abrigos por ano, nos próximos cinco anos, contemplando um total de 1.500 novas estruturas distribuídas nas quatro regiões da cidade. Além do abrigo, serão instalados: iluminação, acessibilidade (onde for necessário), sinalização indicativa de ponto de ônibus, também em braile. 

De acordo com o planejamento do Departamento de Estudos e Projetos da STTU, o critério para instalação das estruturas é atender os locais onde não há abrigo de passageiros. A cidade conta hoje com cerca de 1.960 pontos de parada, mas nem todos comportam abrigos por causa das calçadas. Os abrigos não podem comprometer a passagem do pedestre na calçada, nem dos cadeirantes. Daí o fato de que em determinados locais existirem somente os pontos de ônibus sem a estrutura adequada. 

De acordo com a secretária da STTU, Daliana Bandeira, o objetivo das obras é dar mais conforto aos usuários do transporte coletivo. “A gente sabe que a população aguarda há muito tempo, mas agora daremos uma grande cobertura com estes novos abrigos”, garantiu a gestora.