A Prefeitura do Natal foi premiada em primeiro lugar no Desafio de Inovação do Projeto G52: Rede de Cidades Polo do Nordeste, uma iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e ONU-Habitat Brasil. O Projeto tem como objetivo impulsionar e fortalecer a capacidade de gestão de 52 municípios polos, os transformando em indutores do desenvolvimento regional sustentável.

“Esta premiação é o reconhecimento da capacidade técnica da equipe da Prefeitura, que demonstra conhecimento para apresentar soluções inovadoras aos problemas da cidade”, comemorou o prefeito Álvaro Dias. Já Joanna Guerra, secretária Municipal de Planejamento (Sempla), órgão que coordena a participação de Natal no G52, disse que “o Desafio de Inovação mostrou que a gestão municipal está apta a promover políticas de desenvolvimento urbano sustentável, amparadas em modelos de governança compartilhada e sintonizadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.”

Com esse resultado, a cidade do Natal alcança o status de laboratório das grandes agendas de desenvolvimento internacionais (como a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana), além de ter sua capacidade institucional e dos recursos municipais potencializados por meio do intercâmbio de experiências e da construção em rede de projetos de desenvolvimento regionais e territoriais.

O sucesso da Prefeitura neste Desafio também possibilita que Natal seja mais bem avaliada e qualificada das gestões públicas em termos de participação e abertura, por meio de metodologias de governo digital e cidades inteligentes. Entre os objetivos alcançados, adiciona-se a criação de núcleos de inovação e criatividade na área de atuação da Sudene para a superação de desafios urbanos. A Prefeitura apresentará seu trabalho, receberá certificado de reconhecimento e será premiada durante evento público a ser realizado pela Sudene, ONU-Habitat Brasil e PNUD.

Os 52 municípios participantes do projeto foram estimulados a desenvolverem a capacidade de planejamento, financiamento e desenvolvimento de projetos, governo digital e cidades inteligentes centradas nas pessoas. Tudo voltado à produção de uma cultura de inovação, que venha auxiliar na construção de soluções criativas aos problemas enfrentados pela gestão pública.