O Centro de Referência Mulher Cidadã Elisabeth Nasser (Cren) qualificou 108 mulheres este ano. As qualificações acontecem por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Os cursos são ofertados para que as mulheres possam entrar no mercado de trabalho imediatamente, tornando-a independente financeiramente.

Os cursos de qualificação foram implantados no Cren em 2021, e acontecem por períodos que geralmente duram em torno de quinze dias. A coordenadora do Cren, Adriana Beker, explica que a preferência são os cursos de artesanato e voltados para a área da beleza, para que a usuária do programa tenha uma renda imediata e consiga a independência financeira, mas o programa conta com outras áreas de qualificação.

Hoje, o Centro tem aproximadamente 300 mulheres sendo atendidas, e são vários os serviços ofertados, como psicólogos, assistência jurídica, além de contar com assistentes sociais. Para Isabela (nome fictício), de 31 anos, beneficiada desde setembro de 2020, o Cren é uma parte importante do processo, pois possui todo o suporte e apoio necessários. “Eu sofri violência em 2020, fui encaminhada da Delegacia da Mulher para cá, para ter o apoio psicológico, e desde então vem me ajudando muito. É muito difícil e doloroso o processo, a violência não termina, não tem um prazo, talvez é uma coisa que a pessoa tenha que lidar o resto da vida e aqui nós temos todo o suporte”, conta. Isabella integra o programa de qualificação e faz o curso de cuidador de idoso, no IFRN.

Em 2021, mesmo com a pandemia, o Cren não fechou e ainda conseguiu capacitar 51 mulheres. A qualificação e a independência financeira para essas mulheres representam um passo importante para conseguir sair do ciclo de violência.

Outubro Rosa

Dentro da ações da campanha do “Outubro Rosa” organizadas pela Prefeitura de Natal, cerca de trinta mulheres que são atendidas pelas equipes multidisciplinares do Centro de Referência Mulher Cidadã Elisabeth Nasser (Cren), órgão vinculado a secretaria municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), participaram nesta terça-feira (11), de um ciclo de palestras sobre o autocuidado para mulheres vítimas de violência doméstica.

“Estamos no mês de alerta aos cuidados ao câncer de mama. Nada mais justo do que oferecer as nossas usuárias essa programação especial para alertar e educar sobre a importância dos cuidados com a saúde. Elas aprenderam sobre o auto-exame, a necessidade de realizar consultas periódicas e ter todos os cuidados caso haja um diagnóstico precoce da doença”, explicou a coordenadora do Centro Elizabeth Nasser, Adriana Barker.

Em setembro foram ofertadas, em parceria com o Grupo Reviver, trezentas e quarenta e cinco mamografias para as mulheres do Centro. Além disso, várias ações estão sendo implantadas para melhorar a qualidade de vida das usuárias do programa.

“Nossas usuárias nos procuram em uma realidade de muita fragilidade, medo e insegurança. Aqui elas encontram todo o acolhimento, cuidado e proteção necessárias para enfrentarem essa situação triste que é a violência doméstica”, disse Adriana.

O Centro oferece apoio à mulher no processo de ruptura do ciclo de violência, contribuindo para o fortalecimento e resgate de sua cidadania, e trabalha no combate, prevenção e erradicação da Violência Contra a Mulher, oferecendo atendimentos Social, Psicológico e Jurídico.

Atendimentos do Centro de Referência da Mulher Cidadã (CRMC) – Elizabeth Nasser:

. Social: acolhimento inicial; triagem; encaminhamentos para o setor jurídico, psicológico, Casa Abrigo, estudo social; visitas domiciliares.
. Psicológico: atendimento individual e contínuo; resgate da autoestima; fortalecimento psicológico; grupos terapêuticos.
. Jurídico:
- Em caso de Agressão: orientação, acompanhamento nas delegacias, ajuizamentos processuais;
- Nos demais casos: acordo judicial e extrajudicial.
Contato: 3232.4875