O preço da cesta básica teve queda em Natal, no mês de setembro, segundo pesquisa realizada Pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal. A redução foi de 0,36% em relação ao mês de agosto e o valor médio da cesta, na capital potiguar, ficou em R$ 432,16, contra R$ 433,70 do mês anterior, ou seja, uma redução em reais de R$ 1,54.

Foram pesquisados 25 (vinte e cinco) estabelecimentos comerciais da capital como: Hipermercados, Supermercados e Atacarejos, analisando uma cesta básica com quarenta itens.

O recuo encontrado pela pesquisa está refletido na categoria de mercearia com variação negativa de (-1,31%). Seis produtos acompanham essa redução são eles: o arroz agulhinha 1 kg tipo 2, de (-1,99%), o feijão carioquinha tipo 1 kg de (-4,57%), o açúcar cristal 1 kg de (-0,84%), o café pacote com 250 g de (-0,91%), o leite longa vida caixa 1 litro, de (-0,95%) e óleo de soja embalagem pete de 900 ml de (-7,60%).

A categoria de açougue também contribuiu para a variação negativa com queda de (-1,42%). Dos sete produtos que compõe essa categoria 71,43% estavam com preços inferiores em relação ao mês anterior.  No caso do pescado, a pesquisa observou o mesmo preço praticado no mês anterior, no entanto, houve redução nos preços da carne de primeira (alcatra/coxão mole) kg de (-1,19%), da carne de segunda músculo kg de (-2,63%), da carne de sol kg de (-0,5%) e do queijo coalho kg de (-1,66%).

O Núcleo de Pesquisa setor responsável pela conferência e análise dos preços da cesta básica, acompanhou a variação dos preços da cesta básica no mês e encontrou o maior valor na primeira semana de R$ 434,57, já na segunda e terceira semana os valores encontrados foram bem aproximados de R$ 432,07 e R$ 432,93 respectivamente, e na quarta semana uma redução significativa com o preço médio de R$ 429,59.

Ou seja, nesse mês de setembro a cesta básica teve redução devido aos preços encontrados em alguns produtos que compõe a cesta básica estarem mais baratos nos supermercados de bairros e nos atacarejos.

Como é feita a pesquisa

Os pesquisadores do Procon Natal, acompanham semanalmente durante o mês, os preços de quarenta itens da cesta básica no comércio de Natal, classificados em quatro categorias e divulga o preço médio, da cesta básica mais barata, a variação entre o maior e menor preço encontrado pelos pesquisadores.

São pesquisados três seguimentos do comércio da capital: 8 hipermercados, 6 atacarejos e 11 supermercados de bairro denominados de mercadinhos, contemplando assim as quatro zonas da cidade. O endereço eletrônico para consulta na íntegra da pesquisa é o www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa.

Nesse mês de setembro, quinze produtos da cesta básica, ajudaram na redução da cesta básica. A análise também observou que a redução de um mês para o outro foi de menos de um real nos produtos, mas o suficiente para registrar a variação negativa encontrada pelos pesquisadores no comércio.

Aumentos

Também foi observado, nesse mês de setembro, que duas categorias  dos produtos da cesta básica tiveram varição positiva: a de higiene e limpeza com variação de 2,15%, com todos os produtos da categoria com preços maiores em relação ao mês anterior, e a de hortifrúti, com variação positiva de 0,69%.

No entanto, a pesquisa encontrou cinco produtos dessa categoria com redução em relação ao mês anterior são eles: o tomate kg de (-5,85%), o alface maço (-0,92%, repolho kg (-9,08%), o jerimum kg (-0,04%), e o chuchu kg de (-1,12%).

Durante o mês de setembro foi observado o comportamento das categorias com preços elevados nas três primeiras semanas e com queda significativa na última semana do mês.

Como exemplo disso, os dados pesquisados na categoria de mercearia, na primeira semana, apresentavam o preço médio de R$ 90,21 e na última semana do mês a pesquisa encontrou um preço médio de R$ 89,50. No mês inteiro,  o preço médio foi de R$ 90,12.

Na categoria de açougue no início do mês o preço médio era de R$ 261,30 e na quarta semana o preço médio encontrado foi de R$ 258,67. No mês o preço médio foi de R$ 259,31. Para a categoria de hortifrúti na primeira semana o preço médio era de R$ 50,23 e na quarta semana estava por R$ 48,54, com a média das quatro semanas sendo de R$ 49,67.

Já na categoria de higiene e limpeza foi observado o inverso das demais categorias pesquisadas, no início do mês o preço médio era de R$ 32,82 e no final do mês o preço médio era de R$ 32,88, um aumento de R$ 0,06 centavos de reais e com o preço médio das quatro semanas de R$ 33,06.

O Procon Natal orienta aos consumidores natalenses que pesquise antes de sair para as compras, os dados analisados apresentam preços que variam durante determinadas semanas do mês assim como diferentes dias determinados da semana, ou seja, estratégias promocionais dos comércios para atraírem clientes, por isso é importante a pesquisa.

O objetivo da pesquisa é direcionar o consumidor onde procurar produtos da cesta básica com os menores preços, e que a planilha está disponível no site do Procon Natal, acessível aos consumidores para consulta na íntegra aos dados obtidos pelos pesquisadores.