A Prefeitura de Natal  promoveu na manhã deste sábado (8) um grande mutirão de serviços de saúde, informação e lazer envolvendo diversas secretarias e órgãos municipais no Parque Ney Aranha Marinho, no Tirol. Com um dos serviços essenciais desta edição, a realização de mamografias, foi lançada na ocasião a campanha Outubro Rosa pelo município. Foi a segunda vez que o programa Saúde na Praça, disponibilizou das 8h às 12h uma gama de serviços para crianças e adultos.

Aproveitando a campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, a Prefeitura realizou também uma ação de mamografias na ocasião do “Saúde na Praça”, oferecendo o exame de mamografia para mulheres entre 40 e 70 anos, de forma gratuita. O objetivo é atender a demanda para realização do exame. Após este sábado, a unidade móvel de mamografia tem programação nos bairros do Tirol (10.10 a 14.10 na Câmara Municipal) e Felipe Camarão (17.10 a 21.10 na USF KM 06). Mulheres acima de 40 anos podem procurar o local com RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência de Natal. Não é necessário requisição de exame para receber o atendimento.

Serviços essenciais
Outro serviço de destaque nesta edição foi a campanha itinerante 'Vacinando com Natal', para intensificar a aplicação dos imunobiológicos das crianças e adolescentes que ainda não foram até as Unidades Básicas onde a campanha é realizada. No estande de vacinação estavam disponíveis vacinas contra Pólio, Varicela, Tríplice Viral, HPV, Influenza, Meningite e Covid.

A jovem mãe Juliana Campos costuma vacinar a pequena Kiara, de 1 ano e 3 meses, no Hospital Varela Santiago. Mas aproveitou a presença do estande de vacinação para atualizar o esquema vacinal da bebê. David Silva também levou a filha Helena, de 4 anos, para tomar a vacina contra a pólio e influenza. “Geralmente vamos na UBS São João, mas hoje aproveitamos o dia mais tranquilo para vacinar e aproveitar o espaço de lazer”, disse.

Por meio da Secretaria de Saúde, foram oferecidos exames de aferição da pressão arterial e testagem de glicemia, guia alimentar e frutas para degustar. As equipes da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) realizaram orientações para prática de atividades físicas e esportivas, aula de dança e caminhada. Atletas do jiu-jitsu, como o faixa-preta William Ribeiro Varela, montaram um tatame para demonstrações de esporte e técnicas de defesa pessoal. A turma da Academia da Saúde zona Norte marcou presença na edição e aproveitou para usar os serviços.

O Centro de Zoonoses fez um trabalho educativo sobre ações de prevenção, controle e tratamentos ligados a arboviroses e doenças zoonóticas, além de esquistossomose. A equipe do laboratório entomológico montou uma exposição de animais peçonhentos para a população conhecer e identificar quais as espécies mais perigosas. Também realizou testes de calazar e vacinação antirrábica. “É uma oportunidade de mostrar o que o Centro de Zoonoses da zona Norte pesquisa e informar a população sobre as doenças e os locais que estamos identificado a existência de doenças, como o recente caso dos caramujos infectados na lagoa do José Sarney e no rio próximo da Redinha”, comentou o coordenador Ewerton Matias.

Para a secretária-adjunta de atenção integral Rayanne Araújo, a segunda edição do Saúde na Praça teve um balanço bastante positivo: "Oferecemos diversos serviços, criamos essa rede atuando em conjunto com vacinação, orientações nutricionais, verificação dos sinais vitais, mamografias gratuitas, guia alimentar, aulas de dança, exposições sobre animais peçonhentos e pescaria educativa. São muitas atividades”, comentou. O Saúde na Praça ainda terá mais duas edições em 2022, na zona Oeste e Norte.