Neste sábado (10) o Centro Histórico recebe a segunda edição do projeto Flibeco (Feira Literária do Beco da Lama). O projeto tem patrocínio da Prefeitura do Natal, realização da Samba e parceria com o Mulherio das Letras Zila Mamede. Na programação tem atrações musicais, Cortejo Poético, mesas literárias, lançamentos de livros e a participação dos  sebos de Natal e do interior do Estado, onde temos a cidade de Santa Cruz com o sebo Letra Nativa.  A abertura acontece às 10h, com a Diretora Executiva da SAMBA, Sociedade dos amigos do beco da lama e adjacências, Maria Gorette, seguido da leitura do Manifesto Poético para o Beco da Lama com a Poetisa Amélia Freire e diversas performances poéticas, lançamento de livros, quadrinhos e cordéis. 

Às 10h15 tem a primeira mesa com Do Carmo Silva, Guiomar Veras e Armanda Karoline Cunha, com mediação de Aluísio Azevedo Jr e o tema “Fórum do Livro”. A segunda mesa começa às 11h com participação de Rosa Régis, Tonha Mota e Vani Fraga, com mediação de Adélia Costa discutindo a Mulher na Literatura de Cordel, Limites e Possibilidades. A terceira mesa do Flibeco 2022 reúne Alice Carvalho, Géssyka Santos e Gonzaga Neto com o tema Redes Sociais, Novas Mídias e Literatura, com mediação de Carito Cavalcanti.

Na parte de lançamento de livros, o projeto apresenta Rousi Flor de Caeté com o livro “Jogo de Espelhos”: entrelaçamento poético com Civone Medeiros. Carlos Eduardo Araújo lança “Xamanismo Hoje”, diálogo com uma sabedoria arcaica e Genildo Mateus lança o livro “A Menina e a mata encantada”. Tem também o livro “A Floresta Encantada e Os Encantadores de Histórias”, de Extremoz, com 11 autores. Jeanne Araújo lança o livro “Na Casa dos Afetos”, Esso Alencar com “Quase ...” e Dácio Galvão “Poemúsicas 3”.

As mesas seguem às 14h com o tema Mulheres Indígenas e a produção literária como resistência e retomada, com participação de Amanda Simpatia, Eva Potiguar e Kelly Potiguara, com mediação de Cristina Tapuya. Às 15h tem “Gibi de Menininha, outras histórias e ilustrações”, com  ngela França, Cristal Moura e Thayná Almeida, com mediação de Milena Azevedo. Na sequência tem Recital Poético “Negra Poesia Resistência”, com Idyane França. A sexta mesa da Flibeco começa às 16h com o tema “Diversidade & Novos Talentos da Literatura Potiguar”, com Bia Crispim, Bárbara Maria e João Manoel Medeiros. A mediação fica a cargo de Tádzio França. A mesa Letras & Músicas começa às 17h10 com Josimey Costa, Moisés de Lima e Tácito Costa, com mediação de Cefas Carvalho.

O Cortejo Poético começa às 18h com o Manas do Mulherio das Letras Zila Mamede, Grupo GAMI e Poetas do Beco da Lama. Os shows musicais da Flibeco começam às 19h com BATUQUE DE MULHERES, DAMAS DO SAMBA convida Dodora Cardoso e ainda a participação especial de Dani Ribeiro.