A Prefeitura de Natal formalizou nesta segunda-feira (15) a matriz de responsabilidades que irá delimitar a atuação de cada uma das instituições na obra de reestruturação da Av. Felizardo Moura, principal via de ligação entre as zonas Oeste e Norte da Capital. O pacto vai permitir o gerenciamento dos prazos dos setores responsáveis, sejam as secretarias municipais, as concessionárias de energia, telecomunicações e gás, a construtora contratada e os órgãos estaduais e federais que atuam na gestão das vias, de transportes públicos e do tráfego de veículos de Natal e Região Metropolitana. A reunião contou com a presença do prefeito Álvaro Dias, secretários, técnicos e representantes de mais de 20 instituições.

O prefeito enfatizou a necessidade da execução da obra dentro dos prazos diante dos transtornos que a população irá enfrentar nos próximos meses. “É uma obra de mobilidade urbana moderna, fundamental para Natal. Iremos refazer as bases da avenida e desafogar o fluxo. É esperada pela população há décadas, mas sabemos que vamos enfrentar muitos desafios. Na região circulam cerca de 45 linhas de transporte público, entre urbanas e intermunicipais, mais de 70 mil carros passam por ali todos os dias. Então é uma obra que tem urgência para começar e prazo para terminar, por isso todos devem estar atuando de forma conjunta para minimizar o impacto e solucionar com agilidade os problemas que ocorrerem”, disse o gestor.

A Segepe - Secretaria de Gestão de Projetos Especiais, em conjunto com a Secretaria de Planejamento, vão gerenciar as ações das demais pastas, além de dialogar com as instituições parceiras. De acordo com a matriz de responsabilidades, a Semsur ficará encarregada de dar início à poda da vegetação prevista para começar no próximo dia 29 de agosto. A segunda etapa será a interrupção parcial do tráfego no sentido zona Norte/Centro e a terceira etapa o início das obras de pavimentação e da Caern, que fará a realocação das redes de água e a substituição de parte da estrutura antiga por pvc de alta pressão.

Paralelamente, a Companhia de Energia do Rio Grande do Norte (Cosern) confirmou que dará início à transferência da rede elétrica a partir de 4 de setembro, bem como  as empresas de telecomunicações.

A secretaria do Meio-Ambiente está dando andamento às licenças, a Seinfra fará a fiscalização da obra junto à empresa GCR Construções, e a Secom ficará responsável pela comunicação para a população. Dos órgãos parceiros, Polícia Rodoviária Federal atuará junto com a STTU na sinalização e desvio de trânsito, o DER fará Interferências na Ponte de Igapó, Dnit vai atuar nos desvios da BR 406 e CBTU (ampliação da oferta de transporte ferroviário.

Titular da Segepe, Alexandre Duarte ressaltou o impacto da obra para a cidade e para o cidadão. “Meio milhão de pessoas serão afetadas pela obra, faremos um grande esforço para iniciar a obra no tempo certo e que permaneça de forma fluida sem muitos percalços.”

OBRAS
As obras de requalificação da Av. Felizardo Moura prevêem melhorias na infraestrutura da via, contemplando a execução de serviços como drenagem, pavimentação, calçadas e ciclovia. O projeto vai viabilizar a quinta faixa reversível garantindo maior fluidez ao trânsito, segurança para pedestres, ciclistas, usuários de veículos e transporte público.