A comunidade do bairro das Quintas foi escolhida para ser o projeto piloto do programa Semurb nas Comunidades, idealizado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para ouvir os problemas vivenciados pelos moradores de cada um dos 36 bairros da cidade e sensibilizar a população sobre a importância da educação ambiental para ter um ambiente saudável. As Quintas, um dos bairros mais antigos da cidade, com mais de 28 mil habitantes, tem sérios problemas de água servida jogada na rua, poluição sonora causados por bares e carros de som, lixo e poluição visual.

O trabalho foi iniciado no inicio deste mês e já realizou diversas atividades no bairro como palestras com temas voltados para a educação ambiental em escolas e conselhos comunitários. Apesar de pouco tempo na comunidade, já é possível visualizar os resultados do trabalho. Um deles foi a retomada das obras da reforma do Posto de Saúde Clésio Bezerra, que estava paralisada.

Na manhã de quarta-feira (14), o grupo de teatro de mamulengos do setor de Educação Ambiental da secretaria apresentou a peça “Água Nosso Bem Maior”, aos alunos da Escola Municipal Nossa Senhora das Dores, localizada na rua Rio Potengi. Todos os alunos com faixa etária entre 7 e 10 anos observavam atentamente os ensinamentos de miduim e florzinha, personagens que falam sobre a importância do uso racional da água para que ela não acabe.

“Isto é muito legal, eu aprendi que não se deve desperdiçar água porque senão ela vai se acabar”, disse a estudante, Riane Kaline da Silva, de 9 anos, aluna do terceiro ano.

Para a diretora da escola, Hozana Soares de Lima, a iniciativa é muito boa, “ações como esta deveriam ser frequentes porque ela contribui para a melhoria de vida da comunidade”, ressalta ela. Hozana mora em Ponta Negra e tem esta rotina de trabalho há 25 anos na comunidade, e se diz realizada.

Cada bairro será visitado durante quinze dias pelos técnicos dos setores de Projetos Ambientais e de Educação Ambiental da Semurb, com a realização de palestras e peças teatrais tanto para o público infantil como para os adultos e oficinas, objetivando conhecer a realidade de cada um dos 36 bairros, seus problemas e necessidades e procurar atendê-los através dos programas que a secretaria dispõe ou encaminhá-los aos órgãos competentes.

Para esta quinta-feira (15), a partir das 14 horas, na mesma escola esta prevista uma oficina de bolsas e embalagens para presentes com material reciclado e uma palestra do secretário, Olegário Passos, sobre os programas e ações que a secretaria dispõe para ajudar na resolução de vários problemas apontados pela comunidade.