A Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, localizada no bairro do Pitimbu recebeu o “Projeto Planta Natal” nesta sexta-feira (15) para o plantio de 18 mudas de árvores nativas. Ao longo da semana o plantio aconteceu nos Centros Municipais de Educação Infantil Claudete Costa Maciel (Pitimbu), Professora Rosalba Dias de Barros (Potengi), Professora Stella Lopes da Silva (Lagoa Azul) e na Escola Municipal Cívico-Militar Professor Veríssimo de Melo (Felipe Camarão). Ao todo foram plantadas 64 árvores de espécies nativas.

Antes do plantio, a coordenadora do projeto e secretária executiva da Prefeitura de Natal, Danielle Mafra, reuniu os alunos na quadra esportiva e apresentou os tipos das 18 árvores que seriam plantadas na escola. Além disso, explicou a importância dessas plantas para o meio ambiente e o benefício que para toda população. A proposta ainda foi acompanhada de um recurso pedagógico que é um jogo de trunfo sobre o poder das árvores em relação a cada uma dessas espécies, completando a experiência que os alunos têm dos plantios no espaço escolar.

Daniella Mafra disse que o projeto de todo plantio é precedido de uma visita técnica com uma equipe de engenheiros florestais e técnicos que fazem essa inspeção, verificando se no lugar tem fiação elétrica em cima, se há tubulação de gás ou de água embaixo. Na Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui A. de Carvalho recebeu um plantio de compensação daquelas árvores que foram plantadas antes e que não conseguiram resistir. “Vamos plantar aqui mudas de árvores, nativas, de grande porte, que dão sombra como os Ipês, Pata de Vaca e árvores frutíferas como Abacate, Goiabeira, Amora e Acerola, para um pomar que a escola pediu”, explicou. A Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui A. de Carvalho atende 282 alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A diretora pedagógica Danielle Christine de Andrade Queiroz Cunha, explicou que a escola tem um espaço muito bonito e precisa das árvores para que esse ambiente escolar se transforme ainda mais em pontos de convivência, de pesquisa, porque as plantas também dão esse suporte pedagógico que os alunos vivenciam. “A área externa é importante e a pesquisa com as plantas, com a natureza é fundamental em uma escola, quando o professor trabalha a questão do meio ambiente e como cuidar desse meio em que se vive, zelando pelas futuras gerações”, assinalou.

A aluna Júlia Letícia Santana de Oliveira, de oito anos, comentou que era a primeira vez que plantava uma árvore e aprendeu que as raízes buscam água para plantar, crescer e ficar forte. “A árvore serve também para dar frutos para gente comer, pra gente ficar saudável e dar sombra”, revelou. Artur Gabriel Felix Bezerra, 10 anos, aluno do 5º ano, já havia plantado antes uma árvore na última vez que o projeto veio à escola. “A sensação de plantar uma árvore é boa, porque vai ajudar a nossa saúde e a muda que plantei já está crescendo firme e forte”, finalizou.