As Escolas Municipais de Natal receberam os livros da escritora Gabriela Damásio, intitulado “Cartas para Diogo do Céu”. A entrega foi feita no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), para os gestores pedagógicos das 72 Escolas de Ensino Fundamental, durante reunião presencial na última sexta-feira (24).  
 
 
O livro, segundo Gabriela Damásio, é sobre autoconhecimento e espiritualidade, e foi totalmente financiado pela Lei Municipal Djalma Maranhão, não podendo ser comercializado. A escritora relembrou como surgiu a ideia do livro. “Comecei a me comunicar com Deus por causa de uma amiga, com quem eu fazia um círculo de oração. Ela me perguntou: o que você mais gosta de fazer? Eu respondi: De escrever. E então ela falou: hoje sua missão é escrever uma carta para Deus, você vai mandar para o correio do Céu, e nela você vai colocar tudo que você sente. Fui para casa com essa missão e comecei a escrever. Eu tinha alguns papéis de cartas personalizados. E quando eu vi, assim, eu não percebi quanto tempo estava descrita, mas minha mão começou a doer, e eu já estava na oitava página. Eu tinha tanta coisa para conversar com Deus e aquilo me fez tão bem, que comecei a escrever cada conquista, às vezes cada derrota também”.  
 
 
Gabriela ainda explicou a importância da Lei Djalma Maranhão para a publicação do livro. “Eu diria que a Lei Djalma Maranhão foi fundamental. Esse livro não teria saído do papel se não fosse através da Lei. Vi-me no meio de uma pandemia, tendo que me reinventar porque minha atividade principal era de produtora de eventos, faço milhares de projetos para muitas pessoas. Foram mil exemplares aprovados na Lei de incentivo à cultura e desses mil, 600 foram doados para a Secretaria Municipal de Educação de Natal, 100 para patrocinadores e os outros 300 eu trabalhei nos lançamentos”.  
 
 
Para a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, a leitura literária deve ser garantida na escola diariamente. “Além da finalidade de deleite (forma criativa e prazerosa de leitura), o livro de Gabriela Damásio pode desencadear um trabalho pedagógico sistemático com o gênero textual carta e as dimensões estética e ética dos estudantes”, ressaltou a adjunta da SME.
 
 
A diretora pedagógica da Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, Ana Beatriz Batista de Paula, relatou que “o livro é uma excelente oportunidade de apresentarmos em nossa escola a obra de uma autora potiguar, proporcionando o estímulo à leitura e escrita”.