Os professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino participaram durante esta terça-feira (07), da abertura do curso de extensão universitária “Afinal, o que é Educação 5.0?”. A formação continuada docente aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) abordando os temas Impactos da Educação 5.0, Neurolinguística e Ensinos de Línguas, Didática do Plurilinguismo, Habilidades Socioemocionais e Tecnologias Ativas. O cronograma conta com 10 encontros com convidados especiais para cada tema proposto no curso de extensão.  

 

O curso é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Metrópole Digital (IMD) e uma rede de universidades europeias, como resultado de projeto de pesquisa de pós-doutorado realizado pelo professor e assessor da SME-Natal, doutor Rudson Edson Gomes de Souza, no último ano, na Université Grenoble Alpes (França). 

 

O curso de Educação 5.0 é o terceiro curso de extensão universitária oferecido somente nos últimos quatro anos, sendo idealizado pelos assessores de Língua Portuguesa da SME, professores Josiane A. Moreira, Michelle P. Paulista e Rudson Edson G. de Souza. A coordenação do curso é da professora doutora Maria da Penha C. Alves (UFRN), com a participação de especialistas nas áreas de educação, novas tecnologias, neurociência e aprendizagem de línguas.

 

O assessor pedagógico Rudson Gomes comentou que 70 professores fizeram a pré-inscrição no curso dentro da formação continuada com 80 horas de extensão e certificado da UFRN. “Nesse curso, vamos abordar a Educação 5.0 que trabalha alguns aspectos já da Educação 4.0 com o trabalho de diferentes tecnológicas e somando as metodologias ativas, trazendo habilidade sócio emocionais para melhorar a autonomia dos alunos no desenvolvimento de projetos e soluções de problemas”, ressaltou.

 

A professora de Língua Portuguesa Maria José Barros, da E. M. Ferreira Itajubá, e que leciona no 9º ano disse que a formação auxilia bastante na prática de sala de aula. “Esse tema da Educação 5.0 é novo para mim. Passei por todas essas nomenclaturas de educação e eu acredito que vai nos trazer bastante material para que nosso aprendizado possa caminhar e melhorar a escolaridade dos alunos, alcançando uma transição com novidades nas aulas,” observou.