Com a finalidade de detalhar o universo dos gêneros textuais e dialogar com os professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino sobre o incentivo à leitura e como incluir cada vez mais o aluno na interpretação das mensagens que cada narrativa literária possui, o Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação promove durante quatro dias a Formação Cenas de Leitura, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A formação é ministrada pelas assessoras pedagógicas Paula Eleutério e Sayonara da Silva.

Nesta quinta-feira (02), a assessora pedagógica Sayonara da Silva, explicou o processo de formação e detalhou as finalidades dos encontros que ocorrem presencialmente no Cemure, e à noite, de forma virtual. “O principal objetivo é democratizar a leitura nas escolas. São esses professores do ensino infantil e fundamental que vão formar a alfabetização do aluno, são eles que irão formar o gosto pela leitura dessas crianças. Nessa formação pretendemos trabalhar justamente esse poder da leitura, os impactos que as falas têm, e o poder que a literatura tem de mexer com a gente. Esses encontros são fundamentais para ajudar os professores não só com seus próprios repertórios de leitura, mas também com uma percepção diferente do ato de ler”, relatou Sayonara.

A experiência contou com uma roda de livros infantis e de variados gêneros literários que foram usados como instrumentos de estudo na formação. Slides que contam as especificidades de cada narrativa textual e como trabalhar para fazer a leitura ser interessante ao aluno. Introduzir a criança no mundo textual foi uma das principais pautas abordadas na formação.

A professora de Português da Escola Municipal Professora Joseane Coutinho Dias, Priscila Moreira da Silva, contou que se trata de um momento enriquecedor para traduzir o incentivo à leitura em sala de aula. “Com certeza foi uma primeira experiência, estou achando um momento importantíssimo. Espero trazer os novos conhecimentos para os meus alunos em sala de aula e contribuir para eles se tornarem leitores que consigam interpretar e absorver os textos”, disse.

Para Francisca Nobre, que leciona na Escola Municipal Professora Herly Parente, o momento é virtuoso para sua formação, uma vez que acrescenta uma troca de ideias sobre a percepção que os alunos terão ao ler os textos. “Participo do Cenas desde o primeiro dia. É sempre muito bom. Uma viagem incrível no mundo da leitura. Levar esses conhecimentos literários para a sala de aula vai somar bastante no processo de incentivo à leitura”, relatou a educadora, que atualmente lê o livro “Simples assim” de Marta Medeiros.