A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, através do Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas – DEPAD está realizando um curso de formação para técnicos e educadores sociais dos programas da assistência social da Semtas, para atuarem como agentes multiplicadores em ações preventivas sobre drogas. O curso de formação, já em andamento, segue até o mês de novembro, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Serão 100 profissionais capacitados. O objetivo da Semtas é que eles sejam treinados para atuarem nas Casas de Passagem, Programa de Erradicação de Trabalho Infantil – PETI, ProJovem Adolescente, dentre outros. “Esta é a primeira ação de um grande projeto preventivo a ser construído em conjunto com os Programas Sociais da Semtas.”, afirma Edineusa Paiva, chefe do DEPAD.

O Curso é dividido em seis módulos. O primeiro módulo “Informações Básicas sobre Drogas” começou em 16 de junho e teve como palestrante o bioquímico do ITEP, Roberto Rabelo. O segundo módulo, a ser realizado neste mês de julho irá apresentar a “Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas”. O terceiro será sobre “Prevenção: Novas formas de pensar e enfrentar o problema”. O quarto módulo será dedicado aos “Tratamentos”. O quinto e o sexto módulos irão focar a “Elaboração do Projeto de Prevenção” e a “Apresentação dos Projetos e Sistematização do Projeto Preventivo para os Programas Sociais”. Ao todo serão 24 horas de aula.

“Queremos que no final do curso eles montem um projeto de prevenção às drogas em seus respectivos núcleos e programas, com o apoio do DEPAD. Queremos combater principalmente o consumo de álcool e outras drogas em crianças, adolescentes e seus familiares”, conclui Edineusa Paiva, chefe do DEPAD.