A Prefeitura de Natal está divulgando, no portal www.natal.rn.gov.br - as propostas aprovadas na II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Natal. Ainda neste mês de abril, delegados escolhidos no encontro municipal, participarão da Conferência Estadual.

O objetivo da divulgação das propostas é popularizar e suscitar o debate por toda a sociedade. A II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Natal ocorreu nos dias 18 e 19 de março de 2022, no Centro Municipal De Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e teve como tema “Enfrentamento ao Racismo e às Outras Formas Correlatas de discriminação Étnico-Raciais e de Intolerância Religiosa: Política de Estado e Responsabilidade de Todos Nós”.

“Nós conseguimos, através do diálogo entre o poder público, a sociedade civil e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, pasta responsável pela execução da conferência, alcançar objetivo de garantir um espaço democrático onde houve a participação das pessoas na formulação das políticas públicas voltadas à população negra natalense que servirá de base para o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial”, explicou o secretário da Semidh, Pedro Venâncio.

A Conferência Municipal reuniu diversas lideranças dos povos de matriz africana, indígena, cigana, das águas, juventude e movimento hip hop. Os debates giraram em torno de eixos programáticos, nos quais os grupos de trabalho puderam se debruçar em questões como saúde, educação, cultura, trabalho, segurança pública, entre outros.

Em plenária final,  as propostas construídas nos grupos de trabalho foram analisadas e votadas. “Quero destacar a criação da política municipal de saúde integral da população negra e indígena não-aldeada, mapeamento, fortalecimento de grupos da cultura popular e realização do Festival Cultural de Matriz Africana”, diz o secretário.

O encontro foi concluído com a escolha dos delegados e delegadas que representarão o município na etapa estadual da conferência, prevista para este mês de abril. Foram escolhidos cinco representantes do poder público e treze representantes da sociedade civil organizada.

Clicando aqui você pode conferir a ata final do plenário e a sistematização completa das propostas.