Poesia e cultura foram trabalhadas no último sábado (09) na Escola Municipal Professora Lourdes Godeiro, que promoveu o 1º Chá Literário para os familiares e alunos da instituição. O evento aconteceu pela manhã, e teve como objetivo fomentar a cultura, o conhecimento das obras literárias como ferramenta de ensino e o desenvolvimento cultural no ambiente escolar. O chá literário marcou também a reinauguração da Biblioteca Cristina Dalvanete Bezerra, que tem como patrona a primeira merendeira da escola. Ao todo, 150 estudantes e 10 professores participaram da atividade.

 

A homenagem é de cunho simbólico para a instituição, uma vez que Cristina Dalvanete atuou muitos anos na escola, sendo querida por toda a comunidade. O diretor pedagógico, José Marcelo da Silva Dantas, comentou sobre a história e relevância da homenageada para a escola. “Ela foi a primeira merendeira e zeladora da escola. Uma pessoa com muitos anos de contribuição e dedicação na nossa escola e comunidade. Foi uma das primeiras funcionárias que passou a vida nessa escola”, relembrou o diretor.   

 

O chá literário possui também a característica de ensinar sobre os personagens importantes para a escola, como a professora que dá nome à instituição, Lourdes Godeiro. No desenrolar da programação, o diretor José Marcelo, salientou o estudo sobre esses atores sociais. “Já tivemos projetos na escola para falar sobre quem foi a professora Lourdes Godeiro. E no evento de hoje queremos retratar por meio de um cordel quem foi Cristina, patrona da biblioteca. Sempre buscamos resgatar como foi o início da escola, entrevistando o meio social que fez parte da nossa história”.  

 

“A leitura é um grande veículo para fazer as crianças desenvolverem sua imaginação e criatividade, isso é muito importante no processo de aprendizagem”, ressaltou a patronesse da biblioteca e assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da SME, professora Rosa Magda dos Santos. Já a professora que organizou o chá, Ana Lúcia Gomes da Silva, descreveu como surgiu a ideia de promover o evento. “A ideia surgiu quando pensamos na reinauguração da biblioteca. Durante a pandemia ela ficou fechada e o chá faz parte do projeto de leitura que é desenvolvido dentro da escola. Quando abrimos a biblioteca, também disponibilizamos os livros para os funcionários da escola, buscamos resgatar e cultivar a literatura como forma de entretenimento”, contou a professora.  

 

Os alunos também comentaram sobre a experiência com a leitura e o contato com as obras literárias. Para Ana Beatriz Lima, que tem 7 anos e é aluna do 2°ano do Ensino Fundamental, seu livro preferido é o clássico quadrinho brasileiro Turma da Mônica, do chargista e escritor, Maurício de Souza. Já Luna Sofia Bezerra da Costa Alves, aluna de 10 anos, matriculada no 5° ano, disse que seu livro preferido é “As viagens de Gulliver", romance de Jonathan Swift, escritor irlandês. A obra possui um filme estrelado pelo ator norte americano Jack Black.