Para garantir a efetividade na execução do planejamento governamental, foi dada continuidade aos procedimentos de acompanhamento e monitoramento do Plano Plurianual Participativo - PPA 2022-2025 com todas as secretarias do município.

A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), órgão responsável por coordenar a elaboração do documento, convocou a reunião, no último dia 24 de fevereiro, para fornecer instruções visando o cadastramento das metas físicas previstas para serem executadas em 2023, que deverão compor um dos anexos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em um encontro anterior para dar início a esse processo, realizado em 26 de janeiro, foram apresentadas as metodologias e outras orientações.

Na esfera municipal, o PPA é uma ferramenta que auxilia o planejamento estratégico, estabelecendo diretrizes, objetivos, programas e metas a serem executados pela gestão. Considerando um cenário de médio prazo (4 anos), está prevista a organização dos esforços e recursos do governo e da população.

"Nessas ações de monitoramento e acompanhamento será possível mensurar os impactos de nossas políticas públicas para a sociedade natalense, além de assegurar que elas sejam praticadas em sua regularidade, inclusive a parte orçamentária", explica a titular da Sempla, Joanna Guerra.

O PPA 2022-2025 (Lei nº 7.280) foi publicado no Diário Oficial do Município em 31 de dezembro de 2021. Além dos estudos e levantamentos realizados pelos próprios órgãos e o legislativo municipal, a Prefeitura do Natal também recebeu e considerou sugestões enviadas pela população através dos formulários virtuais e fóruns interconselhos para tornar o documento mais exequível e condizente com os anseios dos natalenses.