A gestão de resíduos sujeitos a logística reversa é um desafio tanto para o poder público quanto para as entidades privadas, pois afeta diretamente a qualidade ambiental e o orçamento de nossas cidades. 

 

Segundo o relatório The-Global-E-waste-Monitor-2020 publicado pela ONU, cada pessoa no Brasil produz em média 10,2Kg por ano de resíduos eletrônicos. Isto significa que no município de Natal são produzidas em média 9.082 toneladas deste resíduo. Segundo o mesmo relatório, menos de 1% é descartado corretamente no Brasil. 

 

O município de Natal, por meio da Urbana, estabeleceu um termo de cooperação com a Circular Brain e a Natal Reciclagem. Como ações previstas para viabilizar o descarte de resíduos eletroeletrônicos de uso doméstico por parte da população, disponibilizando coletores localizados em áreas de grande circulação da população. O acesso ao serviço de coleta em domicílio de eletroeletrônicos gratuita, é através do site www.natallimpaesustentavel.com.br  e do Ecozap, da Natal Reciclagem, através do número 99966-4010. 

 

Todos os materiais coletados são processados em conformidade com os requisitos ambientais, de saúde e segurança e proteção de dados da Norma ABNT 16.156:2013, e total rastreabilidade e destinação correta de todas as frações sendo gerenciado pela Plataforma Think Circular desenvolvida pela Circular Brain, cuja Natal Reciclagem é usuária. 

 

A Urbana mantém coletores em algumas secretarias, como a sede da SEMTAS, na Av. Nevaldo Rocha e na loja Natal Original, que está localizada na praça da árvore de Mirassol; na sede da PGM/SEMUL/SEMSUR/SEHARPE; na sede do Executivo municipal, o Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta; Shopping 10, no Alecrim; Shopping Midway Mall; Partage Norte Shopping; Supermercado Rede Mais, no bairro Planalto; na farmácia Saudepharma, na avenida Maranguape. 

 

Agora, o Projeto Natal Limpa e Sustentável conta com parceria feita com o Praia Shopping, em Ponta Negra, que aumenta o alcance para que a população faça o descarte correto na zona sul de Natal. “O Natal Limpa e Sustentável é um projeto simples, mas de grande impacto. Em âmbito público ele prevê a instalação de coletores em ambientes de grande circulação de pessoas, a fim de dar acesso à população para disposição correta de resíduos eletroeletrônicos. De forma geral, o projeto é isso: dar acesso e promover o descarte correto”, disse Julyana Ramalho, diretora de planejamento e gestão ambiental da Urbana.