O ano que passou foi de intenso trabalho e ações de melhorias na infraestrutura pública da cidade, com destaque para obras de pavimentação e drenagem em bairros da zona Norte e Planalto, além do andamento do projeto da engorda da praia de Ponta Negra e a construção de novas lagoas de captação. Para 2022, a Prefeitura inicia o Complexo Turístico da Redinha e a nova Av. Felizardo Moura.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), o ano contou com obras de pavimentação e drenagem de mais de 300 ruas na zona Norte. "No Parque dos Coqueiros, José Sarney, Vila Paraíso, Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul concluímos 85 ruas; nos loteamentos Brasil Novo e Novo Horizonte, fizemos 44 ruas; no Nordelândia, Boa Esperança e Cidade Praia, a Prefeitura concluiu 135 ruas. Agora em 2022, esperamos finalizar o projeto com a conclusão de ruas nos loteamentos Câmara Cascudo, Bom Jesus e Parque Industrial. Falta bem pouco para fecharmos todo o saneamento integrado. Com isso, daremos uma nova realidade à toda região", explicou Carlson Gomes.

Ainda em 2021, a Semov promoveu o serviço de pavimentação e drenagem de ruas no bairro do Planalto. Foram iniciados os trabalhos em 18 ruas da localidade, com expectativa de conclusão neste ano, juntamente com a construção de uma grande lagoa de captação para o bairro. Além disso, mais um lote de ruas será trabalhado até 2023.

Nova face

O ano de 2021 também foi de ações nos bairros da Cidade Alta (mureta de proteção nas proximidades da Casa do Estudante); Redinha (serviços no antigo Clube Redinha para a preparação da futura obra do Complexo Turístico); Nazaré (continuidade das obras do túnel de macrodrenagem da zona Oeste); Lagoa Nova, Neópolis e Petrópolis (pavimentação asfáltica de diversas ruas).

"Serviços que deram uma nova face aos quatro cantos de Natal. Uma nova realidade de infraestrutura que continua agora em 2022 com o início dos serviços no Complexo Turístico da Redinha, ao custo de R$ 25 milhões, já no primeiro semestre; nova Av. Felizardo Moura, com início no segundo semestre e ao custo de R$ 40 milhões; continuidade das obras do túnel de macrodrenagem da zona Oeste; e a principal obra de infraestrutura turística da cidade: a engorda da praia de Ponta Negra, que a Prefeitura pretende iniciar também agora no primeiro semestre e será um marco para a cidade, deixando a praia mais aprazível, moderna e segura para visitantes e comerciantes. Uma obra de mais de R$ 70 milhões. Todas essas grandes obras, em parceria com o Governo Federal", informou Carlson Gomes.

Novas lagoas

Ainda em 2021, a Prefeitura do Natal iniciou o reforço da rede de drenagem da cidade e movimentou o maior volume de investimentos promovidos no setor nas últimas três décadas. Quase R$ 160 milhões aplicados nas ações da área e que incluem a construção de oito novas lagoas de captação, a maior parte delas na zona Norte. "A região irá contar com seis novos modernos reservatórios, compondo o projeto de saneamento integrado implementado na localidade. Além disso, a gestão municipal trabalha na construção de uma lagoa de captação no bairro de Potilândia e outra no bairro do Planalto", pontuou o secretário adjunto de Obras, Rafael Dias.

Os reservatórios que compõem o projeto de saneamento integrado de bairros da zona Norte estão nos estágios finais de serviços, aguardando apenas a parte de urbanização para serem entregues à população. Somente nesta obra, são mais de R$ 130 milhões aplicados com recursos da Prefeitura em parceria com a administração federal.

Da mesma forma ocorre no Planalto. A empresa responsável pela obra está executando a parte de iluminação, instalação de grades no entorno e demais necessidades de equipamento. O montante investido nesses serviços é de mais de R$ 16 milhões. Quando pronta, a lagoa terá a capacidade de armazenamento de mais de 11 mil litros e vai acabar com os problemas de alagamentos, além de ter a capacidade de atender o crescimento da região pelos próximos anos. “Quando estiver em operação, vai permitir a drenagem de quase 50 ruas que alagavam durante o período de chuvas na cidade", finalizou o secretário Carlson Gomes, titular da Semov.