Durante o ano, as equipes do setor de Conservação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) promoveram ações nas quatro regiões da cidade e levaram maior mobilidade , segurança e conforto aos natalenses e visitantes. Serviços como a recuperação das Avenidas Bom Pastor, na zona Oeste, e Hildebrando de Góes, na região Leste, além da manutenção da rede de drenagem em Igapó, limpeza de lagoas e melhorias em mais de 640 ruas, foram destaques.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Semov, as equipes trabalharam em 182 ruas com aplicação de asfalto, em 238 com substituição de paralelepípedos e em 227 vias com a manutenção de suas galerias e rede de drenagem. "São números pujantes de um serviço que é observado por todos e que exibe o comprometimento da Prefeitura do Natal na melhoria de nossa infraestrutura pública", ressaltou o secretário de Obras.

Além dos trabalhos tocados no dia a dia, as equipes da Semov promoveram ações em vias nevrálgicas da cidade, caso das avenidas Bom Pastor, no bairro de Bom Pastor, e Hildebrando de Góes, na Ribeira, que passavam por graves problemas nas suas redes de drenagem, causando transtornos aos moradores das regiões.

"Na Bom Pastor, passamos quase um mês abrindo a avenida e trabalhando nas galerias para fechar, em definitivo, o problema do transbordo de água servida na pista de rolamento. Na Hildebrando de Góes, por ocasião da quebra de parte da estrutura da drenagem localizada abaixo do asfalto, fizemos toda a recomposição da infraestrutura e a melhoria das galerias e modernidade da rede de drenagem do local", explicou o secretário adjunto de Conservação da Semov, Diogo Alexandre.

Muro em Cidade Nova

Em 2021, a administração municipal resolveu um problema antigo que afetava inúmeros motoristas que circulavam pela Av. Norte, no bairro de Cidade Nova. "No local, vizinho a um morro, o problema era a grande concentração de areia que descia para a pista e impedia o tráfego de veículos na área. Depois de alguns estudos, foi desenvolvida a ideia de um muro de concreto para segurar todo aquele material. Com isso, de maneira rápida, acabamos com aquele acúmulo de areia na avenida e liberamos a via para os moradores e os seus veículos", relembrou o secretário Carlson Gomes.

Ao longo do ano, as equipes da Secretaria de Obras também promoveram a limpeza e a manutenção de maquinários nas quase 50 lagoas de captação da cidade, com destaque para serviços nas lagoas de São Conrado, em Dix Sept Rosado, e Santarém, na região Norte.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, a equipe técnica do setor de Conservação visitou todas as lagoas e, munidos de relatórios, desenvolveu serviços específicos nos equipamentos. "Passamos o ano inteiro em observação, estudos e trabalho nessas lagoas. Com isso, evitamos transbordamentos no entorno e problemas em bombas e casas de máquinas. Em 2021, fizemos a manutenção preventiva e corretiva com fornecimento de material e mão de obra, em subestação de alta tensão, conjunto moto bombas e painéis de proteção e acionamento dos conjuntos moto bombas instalados nas estações elevatórias das lagoas de captação de águas pluviais(18 lagoas). Também promovemos, em parceria com a Urbana, a limpeza das instalações internas e externas de todas as lagoas da cidade, sempre em acordo com as demandas apresentadas pela população via telefone (3232-8118) ou app do Natal Digital", informou Gomes.

Enrocamento em Ponta Negra

No bairro de Igapó, a Semov promoveu a recuperação total da rede de drenagem da rua Sampaio Corrêa, no trecho onde passa a linha férrea. "A nossa rede sofreu problemas que afetaram diretamente o tráfego das máquinas da CBTU. Por isso, fizemos um grande esforço e recuperamos todo aquele setor, dotando a área de uma moderna ligação de drenagem. Mais segura e apta para os novos tempos", ressaltou o secretário adjunto, Diogo Alexandre.

Em Ponta Negra, as equipes da Prefeitura do Natal continuaram com a manutenção do enrocamento e recuperação de escadas de acesso à praia. "Até fazermos as obras da engorda, temos o dever de continuar com o enrocamento e a segurança de escadas de acesso, coibindo o uso de equipamentos clandestinos e a deterioração do enrocamento, que ajuda na contenção da força da maré", finalizou o secretário Carlson Gomes, da Semov.