Com o objetivo de incentivar a leitura infantil, o Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima promove nesta terça-feira (07) o Sarau Literário com o tema “Plantando leitura, colhendo leitores”. O projeto que é realizado de forma anual contou este ano com a participação de 200 crianças matriculadas no CMEI, situado no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste da capital.    

 

Ao todo, 8 professores da manhã e tarde organizam as apresentações, que contam com exposições de releituras das obras da literatura infantil, contemplando as crianças dos níveis I ao IV. Cada turma ficou responsável por um escritor, e ao redor de três meses, foi desenvolvido o trabalho para o sarau. Desde Ruth Rocha a Ana Maria Machado, escritoras e orientadoras brasileiras, as apresentações contaram de forma animada as histórias dessas e de outros autores.  

 

“O retorno às atividades presenciais é muito importante. As crianças precisam ter o convívio com outras crianças, isso influencia no aprendizado. O ambiente escolar é bastante relevante, pois elas aprendem coisas saudáveis que vão agregando ao longo da vida. Esse evento é bastante necessário também, para tudo na vida, o incentivo à leitura é essencial para o desenvolvimento intelectual infantil”, ressaltou Wislayne Klevia Braz, mãe de Sara Carliane e Sofia Carolina, de 5 e 4 anos, matriculadas no nível III e II do CMEI.  

 

A educadora infantil Lis Seles Soares Pereira, do Nível III B Matutino, contou que o projeto anual visa proporcionar às crianças o desenvolvimento da leitura. “Em conjunto com eles, escolhemos os autores e depois um livro que vai ser estudado. Produzimos os projetos com base nisso”, afirmou a educadora que teve como inspiração “Na roça”, obra de Mary e Eliardo França. Atividades que mostraram as diferenças na vida do campo e da cidade, plantações regionais, diferenças entre os animais e alimentação saudável foram alguns dos temas trabalhados.

 

“O objetivo do Sarau Literário é proporcionar às crianças momentos de encontro com os autores, escritores, sejam eles brasileiros ou não, no mundo da literatura infantil. Nossa programação está recheada de atividades com a exposição dos trabalhos das crianças. Cada turma escolheu um escritor, para apresentar uma obra. Foram três meses de trabalho com essa temática”, explicou a diretora pedagógica do CMEI Nossa Senhora de Fátima, Francisca Gildene da Silva.