Aconteceu na noite desta quarta-feira (01), através do YouTube, a abertura do III Seminário Literatura em Cena e I Seminário de Contação de Histórias Africanas e Afro-brasileiras. O seminário é um evento científico-cultural, em parceria entre a Rede Municipal de Educação de Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aberto ao público, em formato digital, a partir da temática da contação de histórias africanas e afro-brasileiras e a literatura potiguar. A programação continua no dia 08 de dezembro, com apresentações culturais, relatos de experiências, contação de histórias e palestra.

A abertura do seminário contou com a palestra da pedagoga, escritora e autora da obra “Bonito é se Gostar”, Drika Duarte. A escritora relatou vivências e deixou alguns ensinamentos para os professores participantes. Duarte contou uma parte da sua trajetória: “desde criança eu tive aptidão para a escrita, e a minha história com a pedagogia começa a partir do meu projeto com mães gestantes, a arte de nascer, nós tínhamos esse projeto que era oferecido para gestantes de baixa renda e vulnerabilidade social, e com o tempo surgiu a necessidade de abrir um espaço educacional, que oferecesse uma educação diferenciada para as crianças e foi aí que abrimos a nossa primeira instituição em Pium-RN”.

Na ocasião, a coordenadora da Formação Cenas de Leitura da SME-Natal, professora Sayonara Fernandes, ressaltou: “aprender, na essência do que diz o mestre Paulo Freire, é necessário, pois de nada vale um discurso competente se a ação é impermeável às mudanças, visto que o ensinar é inexistente sem o aprender. E com o ensinar queremos a extinção do preconceito, de práticas discriminatórias, que as crianças compreendam que todas as pessoas, independentes de sua raça, gênero, religião, merecem ser respeitadas e ter sua dignidade reconhecida. E que todo o aprendizado nessas formações seja ressignificado na sala de aula, que a prática docente se revista cada vez mais de conscientização”.

A Formação Cenas de Leitura 2021 articula a teoria, a formação docente em serviço e a prática pedagógica com o objetivo de fazer face ao problema do ensino de literatura infantil negra, matéria de linguagem, com teor problematizador na escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental por meio de contação de histórias africanas e afro-brasileiras e da literatura potiguar.

O estudo das culturas e as histórias africanas e afro-brasileiras com crianças da educação infantil e no ensino fundamental” se justifica pela necessidade de efetivação da Lei n. 10.639/03, que fala sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Dividida em dois grandes grupos de formação, em 2021 a referida formação faz parceria com a UFRN e atende aproximadamente 300 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Natal como público externo e os alunos de Graduação em Pedagogia, Artes, História e Geografia como público interno.