No próximo dia 10 de dezembro, às 09h, a Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), dará início à licitação para escolha da empresa que realizará os serviços de proteção costeira (com uso de estrutura de concreto) na praia de Ponta Negra, na zona Sul.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, o projeto vencedor deve atender às necessidades da área e deixará o local mais seguro e adequado para a obra de engorda da praia, que será feita posteriormente. "São serviços na ordem de mais de R$ 25 milhões e que darão uma nova face para a praia de Ponta Negra. Nesta etapa do escopo da chamada defesa costeira, e levando-se em consideração diversos aspectos técnicos e ambientais destacados no EVTEA, a estrutura de contenção deverá observar a necessidade de compatibilização com os projetos de drenagem pluvial naquela faixa da praia de Ponta Negra, assim como a de acessibilidade para a areia", explicou Carlson Gomes.

As obras de proteção costeira (muros aderentes) servirão como dissipador da força da maré quando essa atingir a orla. "Será mais uma barreira contra essa energia que vem do mar. Mas desta vez, iremos utilizar blocos de concreto e não mais pedras (enrocamento) para sustentar essa barreira. Com ela pronta, faremos a dissipação de energia dos sistemas de ondas, preservando a área da geração de focos de erosão mais pronunciada e comprometimento do calçadão. Se tudo correr bem dentro do prazo posterior à ordem de serviço, terminamos o trabalho dentro de 60 dias", ressaltou o secretário de Obras Públicas.

Cartão postal

Ainda de acordo com o titular da Semov, as obras são uma parceria entre a Prefeitura do Natal e o Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). “Acompanhei, por diversas vezes, o prefeito Álvaro Dias em viagens a Brasília e as suas reuniões com o ministro Rogério Marinho para viabilizarmos esse projeto tão importante e as etapas seguintes da engorda da praia. Uma luta diária dos dois para transformar, para melhor, o nosso maior cartão postal", finalizou o secretário Carlson Gomes, da Semov.