A VI Mostra da Formação de Ciências da Natureza (Cienfor 2021), com o título “Compartilhando Saberes e Fazeres Docentes” foi realizada nos dois turnos desta quinta-feira (04), por meio do Departamento de Ensino Fundamental/Setor de Ações e Projetos, da Secretaria Municipal de Educação de Natal. O encontro formativo virtual com a participação de 50 professores da disciplina, contou com as apresentações das atividades práticas aplicadas em salas de aulas, seja em ambiente não presencial ou presencial dos anos letivos de 2020 e 2021.

A chefe do Setor de Ações e Projetos, Daniele Lacerda, conduziu a abertura do evento e disse que o processo formativo se completa quando o professor compartilha com os pares suas práticas.  “Através das nossas práticas se busca um engajamento e o protagonismo do estudante e tudo gira em torno de ciências, que aguça por essa explicação desses fenômenos, soluções, seja fazendo uma experimentação, fazendo uma atividade prática, atraindo o aluno para esse futuro científico. Esse compartilhamento de atividades didáticas é o momento que o professor aprende junto, divide saberes com o colega”, destacou Daniele Lacerda.

A assessora pedagógica da SME Tatiana Galvão fez a mediação das apresentações destacando os nove  trabalhos didáticos que participaram das explanações, entre eles: Paleontólogos por um dia;  O Uso de ferramentas digitais e atividades lúdicas no estudo do solo;  A química no cotidiano: vivenciando atividades práticas e a Oficina: tomada de decisão. Cada tema teve a duração de 15 minutos, com mais cinco minutos para análise e tirar dúvidas a respeito da atividade.

Outro trabalho apresentado durante o encontro foi da professora Kaline Soares de Oliveira, da Escola Municipal Celestino Pimentel, com o tema “O uso de ferramentas digitais e atividades lúdicas no estudo do solo”.  A professora trabalhou com alunos dos sextos anos e na apresentação da proposta disse que houve a utilização de vídeos do YouTube relacionados ao objeto de conhecimento, pesquisando a formação e tipos de solo, conservação e impactos ambientais relacionados ao solo.

Um dos procedimentos do trabalho foi que a atividade foi desenvolvida de forma remota e constou da elaboração de um jogo de tabuleiro com avaliação da atividade no encerramento. “A atividade foi realizada totalmente de forma remota, respeitando as estratégias de ensino e tentando fazer com que os alunos tivessem a melhor participação, promovendo a questão de conhecimentos, habilidades e atitudes, envolvendo as atividades lúdicas e principalmente na construção do jogo,” ressaltou Kaline Soares.