A política de regularização fundiária da Prefeitura de Natal avança de maneira firme por toda cidade. Nesta quinta-feira (28), a gestão Municipal realizou mais uma série de entregas de escrituras públicas para a população. Desta vez, a população do bairro Guarapes foi beneficiada com a iniciativa. Foram 206 títulos de propriedade de imóveis entregues. Nesta semana, 411 famílias da comunidade foram beneficiadas. O secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, e o secretário municipal de Habitação Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, José Vanildo, representaram o prefeito Álvaro Dias na entrega.

"Essa é uma das políticas públicas mais relevantes implementadas pela Prefeitura de Natal. Ao regularizar os imóveis, a gestão garante segurança jurídica, contribui para o ordenamento urbano da cidade, arrecada mais, valoriza os imóveis, bem como gera um avanços sociais importantes. São ganhos imensuráveis e esse trabalho vai avançar cada vez mais, pois o bem-estar da população e o desenvolvimento do Município são prioridade para todos nós que trabalhamos na administração pública Municipal", destacou o secretário da Semtas, Adjuto Dias.

De junho até este mês, a Prefeitura de Natal já entregou mais de 2000 títulos de regularização fundiária. A Seharpe trabalha com a projeção de realizar ainda este ano, novas entregas na comunidade da África, Conjunto Pirangi e Passo da Pátria. Ainda estão previstas novas escrituras, beneficiando a população do bairro de Nossa Senhora da Apresentação. Essas iniciativas somadas devem chegar a mais de 1.600 títulos.

Os documentos fazem parte de programas como o Papel Passado, um convênio da Prefeitura de Natal e do Governo Federal, que garante a ordenação dos bairros através da melhoria das habitações, e isso só é possível com a posse legal dos imóveis.  Segundo dados da SEHARPE, ao todo, a capital potiguar tem a carência de regulamentar cerca de 34 mil propriedades.

Além desse trabalho, a prefeitura, por meio da SEHARPE, está elaborando projetos para receber mais financiamento do Governo Federal, no projeto Casa Verde e Amarela, sob o comando do Ministério do Desenvolvimento Regional. São três eixos de atuação do projeto: Regularização Fundiária, melhorias habitacionais e construção de novas unidades.