A Prefeitura do Natal realiza neste sábado (16), das 08h às 17h, em todas as unidades básicas de saúde do município, uma força-tarefa para atualizar a carteira de vacinação de crianças a partir dos dois meses de idade e adolescentes menores de 15 anos. É o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde e deve contar com a participação do prefeito Álvaro Dias. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) iniciou a campanha no dia 01 de outubro e segue até dia 30 deste mês. O objetivo é atualizar o cartão de vacina e regularizar a aplicação das vacinas necessárias desse público. A abertura do Dia D acontece às 08h na UBS Panatis, situada à Rua irmã Vitória, 706, Nossa senhora da Apresentação. 

São 18 tipos de vacinas disponíveis, como as que previnem poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. É necessário levar caderneta de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Natal para receber a vacina. Também é preciso que um acompanhante ou responsável legal esteja com a criança ou adolescente no momento da aplicação. "Neste dia nenhuma UBS vai realizar aplicação de vacina contra a Covid-19, mas este tipo de imunobiológico vai estar disponível nos drives da cidade, também das 08h às 17h", alerta George Antunes, Secretário de Saúde de Natal. 

"É muito importante a população se atentar que estamos passando por uma pandemia e que também existem outras doenças que precisamos ficar alertas, algumas delas já erradicadas graças a vacinação. Por isso devemos continuar as vacinas de rotina, no intuito de minimizar o risco às doenças comuns e também garantir o mesmo êxito de imunização coletiva em nossas gerações futuras", comenta George Antunes.

"Chegando no local o enfermeiro confere o cartão de vacina e indica o que precisa atualizar. Em seguida ele prepara a dose e faz a aplicação. Recentemente o Ministério da Saúde indicou que não é mais necessário ter intervalo entre as doses de rotina e a dose de vacina contra a Covid, então aqueles que tomaram esse tipo de vacina recentemente, também vão poder comparecer à campanha", comenta Juliana Araújo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.