As obras de drenagem e pavimentação realizadas no bairro do Planalto avançam e, de acordo com o cronograma, chegaram, nesta terça-feira (31) a 42,25% da sua totalidade. Estão sendo investidos, na área, pela Prefeitura de Natal, cerca de R$ 16,3 milhões.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras de Natal - Semov, já foram executados trabalhos nas ruas: Carlos Filgueira, Clodoaldo Caldas, Delio Otoni, Vicente Fernandes, Vale do Pitimbu e Santa Adélia.

As obras estão resolvendo um problema antigo do bairro. Sem chuva era a poeira que invadia casas e comércios. Em dias chuvosos o problema era a lama. “Aqui ficava cheio de lama de cima a baixo", relembra Lindalva Maria, 72 anos. “Era lama demais” reforça dona Iraci, 84 anos, idosas que sofriam ainda mais com a antiga realidade.

Naquela época, as pessoas do local precisavam contar com a solidariedade uns dos outros para superar as adversidades da falta de infraestrutura urbana. “Eu tenho um reboque e utilizava ele sempre para trazer areia e aterrar as ruas. Era terrível”, explica Antônio Avelino, 75 anos, morador do Planalto.

O prefeito Álvaro Dias chama a atenção para outro benefício indireto importante para os moradores. “As obras trazem de imediato a valorização para os imóveis do bairro. Além disso, permitem a ampliação de serviços urbanos que também refletem nessa valorização imobiliária”, explica o gestor.

“Mudou a vida de todo mundo. Era um problema que já tinha 22 anos”, acrescenta seu Antônio Avelino. “Agora não preciso mais levar o sapato para calçar na igreja. Posso ir calçada com ele até lá. Posso caminhar”, sorri Dona Lindalva. “Estamos no céu”, conclui dona Lindalva.

A primeira fase do projeto ainda contempla as ruas: Maranata e São Bráulio (as duas são as vias de maior porte contidas nas obras), Cafarnaum, Engenheiro Monte Celeste, Monte Sinai, Santa Rita, Trav. Irmã Dulce, 4° Travessa Cafarnaum, 5° Travessa Cafarnaum, 2° Travessa Mira Mangue, Avenida Mira Mangue, Nav. e Monte das Oliveiras.

A região ainda deverá receber uma lagoa de captação para escoamento das águas da drenagem, evitando alagamentos nos períodos chuvosos e permitindo a chegada, ao bairro, de diversos outros serviços públicos como transporte, esgoto, energia dentre outros.