A convite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), o MARCCO (Movimento Articulado de Combate a Corrupção) visitou no final da manhã desta sexta-feira (24), as obras do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, localizado no bairro de Candelária, que deverá ser reaberto à população.

A visita realizada nesta manhã serviu para apresentar os problemas do parque aos representantes do movimento, bem como as soluções previstas para que o espaço volte a sua rotina normal. No local foram mostrados aos visitantes desde problemas no funcionamento dos elevadores, infiltrações, ausência de controle informatizado na biblioteca, até problemas de acessibilidade.

No entanto, apesar desses e outros problemas existentes deixados pela gestão anterior, a perspectiva é de soluções. Várias correções já estão sendo realizadas por parte da construtora e, obras que ainda nem haviam sido iniciadas, estão em andamento.
“O pagamento à construtora foi suspenso e só deverá ser retomado quando as obras que estão pendentes forem concluídas”, afirmou o secretário Kalazans Bezerra, que acompanhou os representantes do MARCCO durante a visita.

De acordo com o secretário, devido às inúmeras obras que estão sendo realizadas no local e por recomendação do Tribunal de Contas do Estado e da construtora Cinzel, o funcionamento administrativo do parque foi transferido para a sede da SEMURB e do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), funcionando apenas as atividades da Guarda Municipal, manutenção e manejo da área, além de caminhadas pela população.

E durante esses dois meses, os técnicos da secretaria vêm desenvolvendo inúmeros programas de educação ambiental e outras ações para quando o espaço for entregue em condições de funcionamento.

A boa notícia é que o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte deverá ser reaberto num prazo de até 90 dias. “A construtora se comprometeu realizar as correções e finalizar a obra nesse prazo. E faremos de tudo para que ele seja respeitado”, afirmou o secretário.

Participaram da visita, além de Kalazans Bezerra, titular da SEMURB, Carlos Thompson Costa, procurador do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, Ricardo Wagner Alcântara, procurador da Fazenda Nacional e vice-presidente da OAB/RN – ambos representantes do MARCCO -, além do engenheiro civil da SEMOV na obra, Francisco Werton Diógenes.