O sonho começa a se transformar em realidade para a comunidade do bairro de Bom Pastor. Nesta segunda-feira, 31 de maio, durante a solenidade de abertura da Semana de Meio Ambiente 2010 a Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, junto aos secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Olegário Passos e de Educação (SME), Edivan Martins e do diretor da Escola Francisca Ferreira descerrou a placa da pedra fundamental do Ecoparque Bom Pastor, lançando oficalmente o parque.

O primeiro parque ecologicamente correto da cidade foi idealizado pela própria comunidade e abraçado pelo diretor da Escola Municipal Francisca Ferreira, professor Milton França, que procurou à Semurb para viabilizar o projeto. O Ecoparque será construído numa área pública, localizada por trás da Escola, na avenida Industrial João Francisco da Mota.

Segundo o secretário Olegário Passos, o Ecoparque é um projeto de fundamental importância não só para a comunidade do Bom Pastor, mas também para os bairros circunvizinhos e a Semurb é parceira nesta conquista. “Este novo espaço vai possibilitar o desenvolvimento dos projetos de educação ambiental dentro da comunidade, e estimular em cada cidadão o comprometimento para fazer de Natal uma cidade sustentável”, diz.

Dentro da solenidade também foi apresentado aos moradores o projeto do Ecoparque, desenvolvido pela equipe técnica da Semurb, que prevê a utilização de materiais ecologicamente corretos para a sua construção, como telhas ecológicas, demarcação com pneus nas pistas de caminhada e Cooper, além da proposta do reuso da água.

Para Milton França o bairro de Bom Pastor a partir de agora entra em uma nova fase, ele ressaltou que o Eco parque é um grande ganho para a região. “A educação ambiental não se faz apenas com cartilhas e sim com práticas. Este parque que é modelo no Brasil vai gerar renda, auto-estima e melhor qualidade de vida para o bairro”,afirma.

O parque que terá como principal atrativo a arborização com plantas nativas e a prática do arvorismo (trilhas sobre árvores e tablados), contará também com quadras de areia para prática de esportes, ciclovias, circuito completo de skate, caramanchão destinado a jogos de tabuleiros, anfiteatro para eventos, administração com biblioteca e salas para oficinas de educação ambiental.