Desde 2006, a prática do Karatê acontece na Escola Municipal Carlos Bello Moreno, trazendo benefícios, disciplina e concentração para as crianças. A unidade de ensino de Natal, localizada no bairro de Neópolis, acolheu o projeto da Federação Estadual de Karatê Amigos da Escola Norte Riograndense (Fekaen).
O projeto contempla 145 alunos-atletas com aulas de Karatê que acontecem nas segundas e terças-feiras, nos turnos matutino e vespertino. Antes de participar, os alunos se inscrevem através de um pequeno formulário, com a autorização dos pais ou responsáveis. É aberto para todos os estudantes da instituição interessados.
O professor de karatê, André Calixta, que é presidente da Fekaen, realiza as aulas de Karatê em diversas escolas públicas de Natal e interior do Estado. Ele falou sobre alguns detalhes do projeto. “Comecei as atividades em 1995 numa escola estadual, e hoje trabalho em 20 escolas. Em Natal, o projeto atende 2.600 alunos, já formei 90 alunos em faixa preta, e muitos se tornaram professores, alguns ganharam bolsas em faculdades particulares, porque nosso intuito é formar cidadãos. ”, contou o professor voluntário André Calixta.
Para que os estudantes continuem praticando o esporte na escola, precisam manter boas notas e disciplina em casa, caso o aluno não atenda a esses requisitos, ele pode perder o direito de participar das aulas de karatê, mas, em contrapartida, o aluno que mantiver boas notas, bom comportamento e bom rendimento no karatê, ganha um kimono no final do ano letivo.
A aluna Sofia Santos Viera Gonçalves, de nove anos que estuda no 4º ano, disse “ eu gosto muito da aula de karatê, aprendo a me defender, me divirto, a parte que eu mais gosto é treinar o soco no escudo”.
A diretora administrativa Louise Jar, ressaltou que “nós ficamos super empolgadas pelo projeto, pela visibilidade educacional. Quando a escola recebe uma proposta dessa, um professor voluntário, que é engajado em causas sociais e quer agregar saberes aos alunos, nós temos que abraçar. Se vai trazer benefícios para comunidade escolar e para os estudantes, tendo condições, nós sempre abraçaremos projetos como este”.
Na quadra da Escola Municipal Carlos Bello Moreno, é possível ver a paixão pelo esporte florescendo, desde os alunos menores, até os professores. Exemplos que deram certo se espalham pelo ambiente, entre eles, um aluno faixa preta, tricampeão, que hoje faz o trabalho voluntário junto com seu professor e que conseguiu uma bolsa integral na faculdade, uma mãe, ex-aluna e que também ingressou na faculdade, traz seu filho pequeno para treinar. André faz questão de mostrar para os pequenos alunos, que é possível sonhar, seja através do esporte ou não.
O ex-aluno do Carlos Bello Moreno e tricampeão brasileiro, José Kevin Martins da Silva, nasceu sem um dos braços, mas isso não o impediu de avançar no esporte. “Eu conheci o Karatê em 2007, com seis anos, hoje tenho 19, então faz 13 anos que faço Karatê com André. Fui me interessando pelo esporte, acabei entrando para equipe da Fekaen e aí disputei o primeiro brasileiro em 2011, onde fui campeão geral na categoria normal, de pessoas com dois braços, isso se repetiu em 2013 e em 2015”.