A Escola Municipal Santos Reis, localizada no bairro de mesmo nome, recebeu na tarde desta segunda-feira (3), a Caravana da Saúde Escolar, que leva exames de visão e ouvido para estudantes e de audição para professores. A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, visitou a escola e ressaltou a importância do projeto para educação e para saúde da cidade do Natal.

“A Caravana da Saúde Escolar é um projeto criado em nossa gestão de forma pioneira, que cuida da visão, audição e a voz dos estudantes e professores da rede municipal de ensino, desenvolvido através de uma parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti e as Óticas Diniz para realização de exames e doação de óculos”, ressaltou a prefeita.

A chefe do executivo municipal disse ainda que esse projeto traz uma grande contribuição na melhoria dos índices educacionais de Natal, pois com os exames de audição e visão dos estudantes, e da voz dos professores, o nível de aprendizado aumenta substancialmente. “A caravana, inclusive, já está servindo de modelos para outras cidades brasileiras, que se interessaram em conhecer este projeto”, informou Micarla de Sousa.

Os secretários municipais de Educação (SME), Edivan Martins, e de Saúde (SMS), Thiago Trindade, também participaram da visita à escola Santos Reis e ressaltaram a importância do projeto para a capital potiguar. “A caravana promove uma assistência integral e itinerante para os estudantes e professores natalenses e que vem apresentado resultados excelentes”, destacou o titular da SMS.

A vice-diretora da Escola Municipal Santos Reis, Maria de Lourdes Oliveira Ferreira, disse que serão beneficiados em seu estabelecimento educacional cerca de 700 alunos dos três turnos da escola. Este é um trabalho maravilhoso que traz grandes benefícios para educação de nossa cidade”, ressaltou a vice, que já atua há 30 anos como professora em sala de aula.

A professora também passou pelos exames da caravana e foi identificado que possui uma faringite. “Através da caravana, fiquei sabendo que minha dificuldade na voz era uma faringite e agora vou procurar me cuidar com um tratamento especializado”, afirmou a professora Maria de Lourdes.

De acordo com a coordenadora geral da Caravana da Saúde Escolar, Valéria Cavalcanti, desde o mês de novembro do ano passado até este mês de maio de 2010, foram atendidas 6.700 alunos e 781 professores, beneficiados com a entrega de 906 óculos, doados gratuitamente através de uma parceria com as Ótica Diniz, além de 804 exames complementares e três cirurgias, sendo duas de audição para alunos e uma em um professor com problema de voz.

“Mais do que um programa de saúde, a Caravana da Saúde Escolar é um projeto de grande alcance educacional, pois melhora o desempenho do aprendizado dos alunos e do trabalho dos professores”, destacou Valéria Cavalcanti.

Exames

Na Caravana da Saúde Escolar, os alunos passam por exames de audiometria, otoscopia e os professores por laringoscopia e espectografia vocal, além de medição de acuidade visual, exame de fundo de olho e de retina com lâmpada de fenda. Já foram detectados problemas de miopia, astigmatismo, hipermetropia, de glaucoma e alterações de retina, além cerume (excesso de cera no ouvido), otites (inflamações no ouvido) e perdas auditivas com várias gradações.