A aula de campo proporciona um aprendizado diferente aos alunos e tem obtido excelentes resultados junto às centenas de estudantes da rede pública de Natal, que participam do Pelotão da Cidadania, realizado pelo Departamento de Atenção ao Educando (DAE), da Secretaria Municipal de Educação (SME). É o que se confirma a cada visita das 20 escolas participantes. Nesta quinta-feira (11), a ação aconteceu no Parque Estadual Dunas de Natal, com crianças do 4º ano da Escola Municipal Francisca Ferreira da Silva.

 

 

A turma visitou o museu do parque, onde teve aula sobre a fauna e a flora do estado, conheceram as nomenclaturas, curiosidades e como cuidar melhor do meio ambiente. As crianças confirmam a importância deste tipo de aprendizado. O aluno Rilyldson Ribeiro, de 9 anos, falou sobre o passeio: “A gente aprendeu que não pode matar árvores, não pode maltratar os animais e nem alimentar de qualquer maneira. E também não pode jogar lixo na rua. Eu achei muito divertido. A gente aprendeu muito sobre os bichos”, falou.

 

 

A assessora pedagógica do DAE, Maria Graciete Dias, explica o projeto: “A importância do nosso projeto é dar oportunidade aos alunos de ter uma aula de campo, tirando eles da sala de aula para verem a prática”, enfatiza. Já o professor da turma, pedagogo Jercian Adeltrudes, reforça: “Eles expandem o conhecimento de mundo. Poderão conhecer, aqui, por exemplo, a diversidade de animais, de espécies, de plantas e sair um pouco do contexto da sala de aula. A gente pode comprovar algumas coisas que foram discutidas e aprendidas em sala de aula e, a partir dessa prática empírica, eles atestam a veracidade do que a gente tanto discutiu”.

 

 

SAIBA

O Pelotão tem como objetivo principal viabilizar a realização de aulas fora da espaço da escola. São escolhidas escolas preferencialmente dos bairros mais distantes e carentes da cidade. A edição 2019 teve início no mês de março e se encerrará no mês de outubro. A programação das aulas de campo muda a cada mês.