A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) enviou um ofício à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), para que seja analisada a possibilidade da ampliação do cemitério de Pajuçara, com o objetivo de criar novas vagas. A prefeita Micarla de Sousa também determinou à Secretaria de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm) a ampliação das equipes de zeladores de cemitérios, com a contratação de 15 concursados.

Essas foram as primeiras medidas tomadas após a audiência pública realizada na Câmara Municipal na última terça-feira (13), para discutir a situação dos cemitérios públicos. Outra solução em debate para amenizar o problema da falta de vagas nos cemitérios da capital foi a construção de novos equipamentos.

Para que Natal possa contar com esse novo espaço, a equipe técnica da Semsur deverá se reunir com a Semurb para analisar a retomada das obras do Cemitério Parque das Rosas, no Planalto, zona Oeste. A obra prevê a criação de 2.791 novos túmulos em uma área de 128 mil m². “A construção desse equipamento foi iniciada ainda em 2006 e não está de acordo com a legislação ambiental. Queremos viabilizar todas as adequações para que a população possa contar com mais um cemitério”, disse o secretário adjunto Flávio Fonseca.

A Semsur se preocupou também em levar as questões apresentadas na audiência pública a todos os administradores, em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (14).

Taxas
Durante a audiência, também foram apresentadas denúncias de que estão sendo comercializadas algumas brechas nos cemitérios de Natal, além da cobrança de taxas indevidas. A Semsur alertou que é cobrada apenas a taxa de aforamento, no valor de R$ 248,47 nos cemitérios do Alecrim e Nova Descoberta. Nos demais, o valor é de R$ 124,17. Já o valor para segunda via e transferência é de R$ 28. Esses valores são pagos por meio de boleto bancário e a verba vai direto para a conta do Município.