Quem tem a oportunidade de receber uma renda extra para complementar o orçamento mensal, sabe o quanto isso e importante. Para garantir essa renda, os beneficiários do Programa Bolsa Família, que dependendo da composição familiar e da renda, podem receber de R$ 22 ate R$ 200, devem estar atentos ao condicional idades tanto do Governo Federal, quanto do Municipal que tem a responsabilidade de cadastrar os cidadãos mais necessitados.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) indica que as famílias devem ser acompanhadas pela saúde publica, pelo menos duas vezes ao ano; e ainda que as crianças ou adolescentes que estejam em idade escolar estejam frequentando regularmente a escola. Já o Município pede que a cada ano os dados cadastrais com informações gerais sobre todos os membros da família sejam atualizados por meio do Programa Cadastro Único, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas.

“Mais de oito mil famílias de Natal podem ter os benefícios do Cadastro Único bloqueados se não fizerem a atualização cadastral”, alerta Raquel Farias, Coordenadora Municipal do Cadastro Único da Semtas. As famílias que estão desatualizadas no Cadastro Único há mais de dois anos, ou seja, que fizerem a última atualização cadastral em 2007, devem comparecer aos postos de atendimento o mais rápido possível para que não tenham o benefício bloqueado.

As famílias com cadastro desatualizado devem comparecer a um dos nove postos de atendimento até o mês de Julho/2010. É preciso levar as originais dos seguintes documentos, de todos os moradores da casa, independente do grau de parentesco (inclusive os amigos devem ser incluídos se morarem na mesma casa): Comprovante de residência, Carteira de Trabalho e Contra-cheque, Identidade (RG), CPF, Título de Eleitor; e para as crianças: certidão de nascimento e declaração da escola de 2010.

Postos de recadastramento:

Semtas: Avenida Bernardo Vieira, 2180 – Dix-Sept Rosado
Casa dos Ofícios – Zona Norte: Rua Bariri, S/N - Gramoré.
Centro Público do Alecrim – Alecrim: Rua Fonseca e Silva,1112 - Alecrim.
Centro Social de Brasília Teimosa: Rua São Francisco,121 - Brasília Teimosa.
CRAS – Felipe Camarão: Rua Nossa Senhora do Rosário, S/N - Felipe Camarão.
CRAS – Pajuçara: Rua Flor do Paraíso, 319 - Pajuçara.
CRAS – Guarapes: Rua Lagoa Seca, 02 - Guarapes (Próximo a quadra de esportes).
CRAS – África: Rua da Gameleira, 316 - Redinha.
CRAS – Salinas: Rua dos Pataxós, 50 - Salinas.

Sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único se constitui como um dos mais importantes instrumentos de coleta de dados para os Programas da Assistência Social, tendo como objetivo identificar todas as famílias em situação de pobreza existentes no Município. A inscrição no CadÚNico é o primeiro passo para a inclusão no Programa Bolsa Família e demais Programas Sociais.

O Cadastro Único beneficia em Natal mais de 42 mil famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou famílias que vivem com até três salários mínimos.