Após a importante parceria firmada com o Instituto para o Desenvolvimento da Educação (IDE), na semana passada, onde a Secretaria Municipal de Educação assegura a participação das  escolas da rede municipal no projeto Escolas de Leitores, promovido pelo IDE e Instituto C&A, agora é a vez dos educadores participarem do I Encontro de Formação, que acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure) até o fim da tarde desta terça-feira (30).

O facilitador é o professor Francês Dr. Élie Bajard, que veio a Natal exclusivamente para esta atividade. O escritor francês esteve, no ano passado, no III Seminário Potiguar Prazer em Ler. Com relação ao projeto Escola de Leitores, o lançamento oficial dos 15 pólos de leitura, que serão implantados em mais de 70 escolas públicas do Rio Grande do Norte, também aconteceu na semana passada, firmando a parceria entre o Instituto C&A,  IDE, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do RN (SEEC) e agora as secretarias municipais de Educação de Natal e Parnamirim,

Pólos

Serão 12 pólos na capital potiguar e três em Parnamirim, e irão desenvolver projetos coletivos de incentivo à leitura entre crianças e jovens de suas regiões. O programa Prazer em Ler, criado pelo Instituto C&A, formou este ano outros 14 pólos de leitura em todo o país, reunindo 73 organizações sociais escolhidas por meio de edital lançado no ano passado.

As instituições escolares foram organizadas, após mapeamento, em 15 pólos, sendo 12 na capital potiguar e três em Parnamirim. A organização se deu a partir das 70 escolas estaduais dos dois municípios que já integravam o projeto, agregando as municipais por proximidade geográfica e adesão. Com a extensão à rede municipal, a expectativa é de que o número de escolas atendidas pela iniciativa duplique neste ano. “O papel da ONG não é universalizar uma ação, mas, através de parcerias, realizar ações localizadas e, a partir desta experiência dizer se funciona e como funciona o que foi feito. Depois, cabe ao poder público absorver como política pública”, observa Cláudia Santa Rosa, coordenadora das ações de leitura do IDE.

Sobre Élie Bajard – Professor e Escritor (São Paulo, SP) – Doutor em Linguística na École de Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Formador de professores na França, Argélia, Marrocos e, no caso do Brasil, trabalha especialmente na área da aprendizagem da escrita. Idealizador do projeto de cooperação “Pró-Leitura” entre a França e o Brasil (1990), atuou também como professor convidado em disciplinas de pós-graduação na Universidade de São Paulo (1999-2004). Publicou Ler e Dizer (Cortez, 1994 – cinco edições), Caminhos da Escrita (Cortez, 2001 - duas edições), Da escuta de e textos à leitura (Cortez, 2007), além de diversos artigos em revistas especializadas francesas e brasileiras.