Debater as idéias, sugestões e projetos para uma política de assistência social para os municípios brasileiros. É este o objetivo do XII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), que teve sua abertura nesta segunda-feira (29), no auditório do Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.

O evento, que tem como tema “O Olho do Município na Assistência Social”, acontece até a próxima quarta-feira (31) e trouxe para capital potiguar representantes de todos os estados do Brasil, com mais de 1700 participantes, entre secretários municipais de Assistência Social, assistentes sociais, técnicos e estudantes.

Segundo o presidente do Congemas, Marcelo Garcia, a 12ª edição será marcada pela eleição da nova presidência da entidade para o período de 2010 a 2012. “Neste encontro discutiremos com os gestores as ações de assistência social mais importantes para a população brasileira e em particular dos municípios, como colocá-las em prática, de tal forma que tragam benefícios para população”, ressaltou Marcelo Garcia, que deixa a presidência do Congemas depois de três mandatos.

“Natal sedia um evento como o Congemas, de grande importância para o país. Aqui teremos a oportunidade de discutir tudo que diz respeito à Assistência Social no Brasil, ao mesmo tempo em que será colocado em discussão os temas locais de cada município brasileiro”, destacou Rosy de Sousa, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

A Assistência Social será discutida na sua pluralidade, pela grande diversidade cultural brasileira e particularidades de cada região do país, apesar de alguns aspectos comuns aos municípios, como a importância da qualificação profissional, das pessoas abandonadas nas ruas, entre outros assuntos.

Na programação do Congemas constam encontros regionais de Assistência Social e palestras sobre temas como os Centros de Referência da Assistência Básica (CRAS), os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Bolsa Família, entre outros temas de interesse de toda sociedade, como o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que funciona similar ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Marcelo Garcia, o Congemas tem o objetivo de defender a Assistência Social como política de seguridade, assegurar a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Já o ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), disse que a meta do presidente Lula é inserir a Assistência Social como projeto de governo. “E isso sem nenhum tipo de clientelismo ou aproveitamento político”, esclareceu o ministro Patrus Ananias.

Na abertura do evento o titular do MDS aproveitou para falar sobre as políticas sociais aplicadas no Brasil atualmente pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, além de como são aplicados os R$ 39 bilhões em recursos que o MDS tem a cada ano para aplicar em ações voltadas para Assistência Social no Brasil.

Estandes da Semtas
A Semtas aproveitou a realização do evento para divulgar dois importantes projetos que desenvolve. Para isso montou dentro do pavilhão do Centro de Convenções, dois estandes, sendo um voltado para apresentar os cursos de qualificação profissional na área da beleza, além de uma mini feira de artesanato com 10 barracos e 12 artesãos.

Segundo Neto Leal, coordenador do Artesanat, estão em exposição e prontos para comercialização produtos feitos de rendas de bilro, renascença e tenerife, além de artigos pra páscoa, caixas decorativas, trabalhos em área colorida, em palha, biscuit, em grãos de areia e ainda licores, doces caseiros, bonecas de pano, produtos em cerâmica, madeira, telas, entre diversos outros.