A secretária Municipal de Saúde, Ana Tânia Lopes Sampaio, apresentou nesta segunda-feira (29), no plenário da Câmara Municipal, o quarto relatório trimestral de prestação de contas da SMS referente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2009.

A secretária apresentou dados quantitativos dos mais diversos atendimentos e serviços disponibilizados pela saúde do município à população. O relatório foi centrado em três áreas prioritárias: atenção à saúde, estruturação da rede e aplicação dos recursos financeiros do Orçamento Geral do Município e do Sistema Único de Saúde.

No tocante à atenção à saúde, Ana Tania mostrou os números de atendimento nas áreas de atenção básica, como saúde da família, saúde bucal, saúde da criança, saúde da mulher, do adulto e iniciativas de promoção à saúde; e de atenção especializada, com destaque para a saúde mental.

Sobre o vírus H1N1, a secretária relatou que enfrentou uma verdadeira guerra junto com a sua equipe. “Criou-se um caos nas vésperas do Carnatal. Muitos criticaram a posição da secretaria que foi baseada na consulta e orientação do Ministério da Saúde. Passamos esse período sem dados acima da normalidade dos casos. Em outubro tivemos 6 casos confirmados, em novembro 2, em dezembro 388 casos suspeitos com apenas 3 confirmados” declarou.

Quanto à estruturação da rede, a titular da SMS falou sobre as reformas de várias unidades, o início do processo de informatização da rede com a internet em banda larga, além da valorização dos servidores. “Nessa área temos muito para comemorar. Temos resultados significativos em pouco tempo, como o Centro de Referência Infantil Sandra Celeste, que se tornou referência na saúde da criança; as unidades de pronto-atendimento que tiveram, com exceção de Cidade da Esperança, suas escolas completas; a construção da primeira UPA; além de um amplo estudo da Fundação Getúlio Vargas para a elaboração de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os servidores da saúde”, disse.

Ana Tania ainda apresentou o destino de todos os recursos destinados à SMS durante o quatro trimestre de 2009. “Estamos no caminho certo. O momento é de transformação, já que existe uma decisão política e um compromisso da prefeita Micarla de Sousa em melhorar o sistema de saúde de Natal. Às vezes sinto-me angustiada diante das dificuldades, mas tenho certeza que estamos mudando para melhor a realidade da saúde pública de Natal”, concluiu.

Participaram da apresentação do relatório os vereadores Frankin Capistrano, Edivan Martins, Adão Eridan, Hermano Morais, Sargento Regina, Raniere Barbosa e Maurício Gurgel, além da equipe técnica da SMS, servidores e lideranças comunitárias.