A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está realizando uma operação para regulamentar os ambulantes próximos ao Midway Mall. Desde a última sexta-feira (12), 15 guardas municipais, divididos em três viaturas estão fiscalizando o comércio no entorno do shopping. A partir de agora, a atividade só poderá ser exercida de forma móvel, como determina a profissão. O objetivo é determinar horários específicos para a atuação dos trabalhadores e restringir a venda de itens irregulares, como bebidas em garrafas de vidro e CDs e DVDs piratas.

Devido à constante reclamação da população sobre os ambulantes que fixavam o comércio nas calçadas e paradas de ônibus do Midway Mall, a Semsur iniciou a operação para ordenamento de cerca de 100 ambulantes que praticavam a atividade de forma ilegal, provocando tumulto nas proximidades das paradas de ônibus. Até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência no local.

“Nós esclarecemos aos ambulantes que o trabalho deles não pode ser fixo. Quem trabalha vendendo produtos em isopor ou de forma móvel continuará atuando como antes”, explicou o secretário adjunto de Operações da Semsur, Flávio Fonseca. Ele lembra ainda que os ambulantes estão sendo convocados para comparecer à Semsur, para tomar conhecimento do cronograma de dias alternados em que poderão comercializar seus produtos naquela região.

Segundo o secretário adjunto, a operação é estudada desde o ano passado. “Quem passou pelo local percebeu grande diferença. Nós estamos realizando esse trabalho para que a população possa ter o seu direito de ir e vir, que estava sendo impedido devido ao grande número de ambulantes”, disse

Ainda de acordo com Flávio Fonseca, a Semsur está estudando outros pontos críticos da cidade, nos quais os ambulantes estão trabalhando em pontos fixos, para regulamentar esse trabalho.

Mudança para as feiras

A Semsur conversou com os ambulantes envolvidos na operação, para apresentar uma alternativa de trabalho. A secretaria está disponibilizando espaços nas feiras livres da cidade para quem quiser comercializar produtos compatíveis com esse tipo de comércio, de forma fixa.

“Nós não queremos apenas retirar esses ambulantes que não estão cumprindo as normas. Nós também nos preocupamos com esses trabalhadores e estamos oferecendo essa possibilidade de atuar de forma permanente nas feiras, porque na rua não pode haver pontos fixos”, informou Flávio Fonseca.