Uma pesquisa da maior operadora do país, em janeiro de 2010 – a CVC Turismo mostra que Natal foi o segundo maior destino turístico do Brasil, superando Fortaleza e perde apenas para Porto Seguro que ficou em primeiro lugar. Em janeiro deste ano foram embarcados para Natal pela CVC, 30.138 turistas enquanto em 2009, foram 22 mil, um incremento portanto de 12%. Já Fortaleza neste mesmo período recebeu 24 mil 88 turistas em 2010 e em 2009 foram embarcados 19.136 turistas. O destino Natal, segundo a CVC ganha disparado para outras cidades turísticas como Porto de Galinhos (Pernambuco) e Costa do Sauípe (Bahia).

A CVC mostra também no seu relatório que no ano de 2009, foram embarcados para Natal, 170.356 turistas e em 2008, 136 mil 7863, crescimento de 11%. Já Fortaleza, em 2009 recebeu 144 mil 375 turistas em 2008, 112,226, crescimento de 9%. Os números refletem a preferência por Natal pelos turistas nacionais e para o secretário de Turismo de Natal, Francisco Soares Junior este é o reflexo de um trabalho coordenado pela secretaria numa ação conjunta com a Secretaria Estadual de Turismo e a Emprotur, além da orientação da prefeita Micarla de Souza para que as ações integradas sejam mais ainda dinamizadas.. “Os números divulgados são da própria CVC e mostram que Natal está no caminho certo ao fazer promoção de seu destino aliado ao trabalho desenvolvido no projeto Natal Cidade Eventos”.

Outra referência feita pelo secretário, Soares Junior no que diz respeito a captação de eventos no trabalho em conjunto com o Natal Convention Bureau. Para este ano a capital potiguar já tem agendado 12 eventos considerados como grande, médio e de pequeno porte. Para o secretário isso significa que mais de 18 mil pessoas estarão em Natal durante o ano e segundo o Natal Convention isso vai gerar uma receita de no mínimo R$ 36 milhões 103 mil considerando-se uma média de permanência de quatro dias na nossa. “Estamos trabalhando com o Convention Bureau e dando suporte aquela instituição na certeza que trabalhando integrados poderemos crescer mais ainda nesta direção”, salienta Soares Junior.