O primeiro aniversário do Hospital Municipal da Mulher Professor Leide Morais foi comemorado nesta segunda-feira (08), dia internacional da mulher, com uma solenidade à tarde, na sede do estabelecimento de saúde, no bairro Potengi, zona Norte de Natal. O evento contou com a presença da prefeita do Natal, Micarla de Sousa e da secretária municipal de Saúde (SMS), Ana Tânia Lopes Sampaio.

Na ocasião a prefeita e a titular da SMS foram homenageadas pelas funcionárias do hospital e também aproveitaram a oportunidade para visitar o apartamento de mães que estavam com seus filhos recém-nascidos.

As comemorações ao primeiro aniversário do Leide Morais continuam até o próximo dia 12 de março com a realização de atividades voltadas para os funcionários e as pacientes atendidas, tais como a apresentação de um vídeo institucional, de grupos teatrais e de coral, rodadas de conversas com ex-parturientes, além de campanhas pra triagem sorológica de exame anti-HIV.

Atendimentos

Segundo a diretora geral do Leide Morais, Edilza Maria Pinheiro, durante este ano de serviços prestados, o hospital teve um desempenho muito bom. “E isso diante das dificuldades que enfrentamos na área da saúde em Natal”, ressaltou Edilza Morais. Nesse período foram realizados mais de 10 mil atendimentos, incluindo 412 curetagens, 34 drenagens, 22.042 exames laboratoriais, 1.423 partos normais e 3.698 ultrassonografias.

Por mês são feitos cerca de 180 partos normais, sendo que apenas 10% das mulheres que são atendidas e que necessitam de fazer parto por cesariana, são encaminhadas para outros estabelecimentos de saúde de Natal.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa disse que tem conversado com as pessoas pelas ruas da cidade sobre o Leide Morais e constatado a satisfação delas em relação a qualidade do atendimento do hospital. “Aqui está se construindo uma história diferenciada na saúde do município do Natal”, afirmou.

“O excelente trabalho desenvolvido no Leide Morais em um ano é o lado bom do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a titular da SMS, Ana Tânia Lopes Sampaio. Ela disse ainda que está trabalhando para trazer uma ambulância para o hospital, além da implantação do centro cirúrgico da unidade hospitalar.

“Aqui realizamos assistência obstétrica neonatal humanizada, de acordo com as dez metas estipuladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), informou Edilza Pinheiro. Entre estas metas, o direito do pai ou acompanhante de ficar ao lado da mãe antes, durante e depois do parto. Outra meta é que a mulher tem o direito de escolher a posição que se sinta mais confortável para ter seu bebê.

O Leide Morais conta com uma estrutura que oferece partos normais, curetagem uterina, drenagem de abscessos, ultrassonografia, mamografia, exames laboratoriais para as mães que estejam internadas, triagem sorológica, registro de nascimento, laboratório de aleitamento materno, posto de coleta de leite humano e orientação a grupos de gestantes.

Também compareceram a solenidade Bruna Micarla Lourenço Batista, mãe do primeiro bebê nascido no Leide Morais, em 9 de março de 2009, que foi Julho César Catarino, além da segunda mãe da instituição, Maria das Dores Gomes Fernandes, que deu à luz, também em 9 de março do ano passado a seu filho Arthur Fernandes Gomes.