Uma aula de campo percorrendo as dez Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) da cidade. Este é o "Circuito Conhecer e Preservar Natal", atividade que encerrou mais uma turma do curso a “Gestão Ambiental de Natal” promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em quatro encontros realizados neste mês, no auditório da secretaria. A aula que aconteceu na manhã desta quinta-feira (27) teve como objetivo proporcionar aos participantes conhecer in loco as ZPAs e destacar os aspectos urbanísticos, geográficos e ambientais e a importância de cada uma delas para o Município.
O circuito é realizado por técnicos do Setor de Educação Ambiental (SEA) da Semurb, que também ministram o curso de gestão ambiental. E nesta edição contou com o apoio da Marinha do Brasil, que disponibilizou o ônibus para levar os participantes no passeio pelas dez ZPAs de Natal.
Essas zonas de proteção são áreas nas quais as características do meio físico restringem o uso e ocupação do solo urbano com vistas à proteção, manutenção e recuperação dos aspectos paisagísticos, históricos, arqueológicos e científicos.
O circuito passa pelas quatro zonas administrativas da cidade em vários bairros abrangidos pelas ZPAs e tem cerca de 2h30 de duração. Além disso, são realizadas algumas paradas estratégicas para que os participantes possam descer do ônibus e visitar os locais.
A aula é iniciada pela ZPA-5 (associação de dunas e lagoas do bairro de Ponta Negra), mais conhecida como Lagoinha e segue para a Via Costeira onde se observam as ZPAs 6 (Morro do Careca e dunas associadas), ZPA-2 (Parque estadual Dunas de Natal e área de Tabuleiro Litorâneo adjacente ao Parque na Av. Eng. Roberto Freire) e a ZPA- 10 (Encostas dunares adjacentes ao farol de Mãe Luiza).
Nesses trechos são ressaltados a importância do complexo de dunas e lagoas da ZPA-5, e sua função como uma das principais áreas de recarga dos Aquíferos. A diversidade da flora, fauna e das belezas naturais da ZPA-2, sendo uma importante unidade de conservação, destinada a fins educativos, recreativos, culturais e científicos. E ainda, sobre o patrimônio natural de Natal, o Morro do Careca, recanto natural de notável beleza por seus aspectos panorâmicos, florísticos, paisagísticos, de interesse cultural, recreativo e turístico.
A próxima parada do circuito é a ZPA-7 (Forte dos Reis Magos e seu entorno), observada pela passagem na Ponte Newton Navarro. O local é de relevante valor artístico, arquitetônico, cultural, turístico e histórico para Natal. Localizado entre a zona de praia, construído sobre arrecifes adjacentes ao estuário do Potengi, é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Depois aula segue pela ZPA-09 (Complexo de lagoas e dunas ao longo do Rio Doce) onde os participantes podem aprender sobre as funções de perenização do rio e de recarga dos aquíferos, e que tal complexo é utilizado em atividades agrícolas orgânicas resultado do Projeto Sustentável Amigo Verde iniciativa do Ministério Público, como forma de preservar a área.
Ainda na Zona Norte, a aula chega à ZPA-08 (Estuário do rio Potengi e manguezal Ecossistema Litorâneo), que pode ser observada na passagem pela Avenida Tomaz Landim e tem grande importância ambiental e socioeconômica para a cidade por ser, fonte de alimentos e local de reprodução de espécies de fauna marinha, refúgio natural de peixes e crustáceos, propiciador da indústria de pesca artesanal e atividades de aquacultura, portuária e de recreação, como também de alimento para a população ribeirinha.
Em seguida, os participantes puderam visualizar parte do cordão dunar que compõe a ZPA-04 (Cordões de Dunas do Guarapes), de relevante beleza cênico-paisagística da cidade, em virtude dos contrastes de relevo, com o tabuleiro costeiro e o estuário do Rio Potengi e que tem importância de minimização de escoamento pluvial.
Encerrando o circuito a turma ainda foi ao Parque da Cidade e percorreu parte da ZPA 01 (Campo dunar do Pitimbu, Candelária e Cidade Nova), principal área de recarga do aquífero subterrâneo, que garante a demanda de água potável da cidade, além de proteção da flora e fauna das dunas. E pela ZPA -03 (Área entre o rio Pitimbu e Av. dos Caiapós), em Cidade Satélite, que dentre outras funções, destaca-se pelo o suprimento de água doce para a Lagoa do Jiqui.
De acordo como geógrafo da Semurb, Célio Roberto Pacheco, um dos técnicos que guiam o circuito, a aula de hoje foi especial para os alunos do curso de gestão e surgiu da necessidade de ampliar o que foi abordado em sala de aula. Já que a capacitação aborda várias temáticas pertinentes à gestão, preservação do meio ambiente da cidade. O objetivo do curso é compartilhar o conhecimento, sensibilizar, orientar e instruir a respeito da preservação, conservação e sustentabilidade ambiental, contribuindo assim na formação de agentes multiplicadores para a socialização dos valores éticos e estéticos ambientais.
Mais informações sobre o Circuito “Conhecer e Preservar Natal” pelo (84) 3616-1224.