Criado há dez anos, o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME), passou por mudanças no primeiro semestre deste ano, quando foi feita nova repactuação no município de Natal. As alterações foram apresentadas aos diretores das unidades de saúde e escolas participantes do programa, nesta terça-feira (25).
A técnica responsável pelo PSE na Saúde, Flaviana Camelo, explicou que durante o encontro, foram explicadas as mudanças realizadas e seus impactos no programa, que atende 60 escolas das redes municipal e estadual espalhadas nos cinco distritos sanitários de Natal e envolve 34 unidades de saúde.
“Uma das mudanças mais significativas foi a ampliação do tempo de atuação nas escolas, que passou de 12 para 24 meses, possibilitando um trabalho mais efetivo na prevenção de doenças e agravos e identificação de possíveis problemas de saúde dos estudantes natalenses”.
O PSE trabalha atualmente com serviços de atualização de cartão de vacinas, alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, combate ao mosquito Aedes aegypti, saúde bucal e aplicação de flúor, saúde ocular e saúde auditiva e a identificação de possíveis alterações e identificação de sinais e agravos de doenças.
“O programa trabalha também a prevenção de violência e acidentes, prática de atividades físicas, promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) /Aids e orientações sobre direitos sexuais e reprodutivos e ainda a prevenção do uso de álcool, tabagismo, crack e outras drogas”.