Dentro da programação da Semana do Manguezal 2017, crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Cláudia Oliveira de Farias, localizado na Rua Esplanada Silva Jardim, 169 Ribeira participaram nesta quarta-feira (26), de uma atividade na Zona de Proteção Ambiental 7 (ao lado da Fortaleza dos Reis Magos).

De acordo com o professor e ativista ambiental Milton França Júnior “O ambiente manguezal, mangal ou mangue é um dos ecossistemas mais importantes, biodiversos, produtivos e ameaçados do mundo. É típico de regiões costeiras de clima tropical e subtropical, principalmente, onde há misturas de águas doces com águas salinas”.

Acompanhados dos educadores infantis, 42 crianças tiveram oportunidade de conhecer o ecossistema do mangue e, aprenderem desde pequenos, toda importância da consciência e preservação das reservas ambientais existentes no território da capital potiguar.

De acordo com a educadora infantil Irenilde de Almeida de Oliveira Barros, o projeto aula da escola tem como o tema o meio ambiente. “O nosso projeto anual tem essa vertente ambiental e de preservação. Trabalhamos questões como o espaço de todos, e os elementos que vivem nesse meio ambiente. É importante que nossas crianças possam conhecer desde cedo, e aprender a importância da preservação. Temos que aguçar a curiosidade deles para conhecerem e cuidarem da natureza”.

O aluno de quatro anos do Nível III da Educação Infantil, Alison Roberto Martins de Oliveira participou da aula de campo. “Eu gostei bastante do passeio. Eu vi um caranguejo e achei bem legal. Temos que cuidar dele”.

O Brasil possui aproximadamente 15% dos manguezais do mundo e também a maior faixa continua costeira. Natal, capital do Rio Grande do Norte, possui mais de 13% do seu território coberto por manguezais.