Com o objetivo principal de democratizar a leitura nas escolas e trabalhar com a formação do leitor acontece durante esta semana a continuação do curso Cenas de Leitura. Estão participando da formação 216 docentes divididos em 8 turmas. São os professores do 1º ao 5º ano e os coordenadores pedagógicos das escolas e os mediadores e professores que atendem no Programa Se Liga e Acelera.
O curso é ministrado pelas professoras formadoras da rede municipal, Sayonara Fernandes da Silva e Maria Deuza dos Santos. “O objetivo é tornar as crianças leitoras e conseguir dentro da escola formar leitores ainda na infância. Observamos que não adianta termos bibliotecas e acervos e não sabermos dinamizar os acervos. Então, o curso surgiu em consonância com a Política Pública de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação de Natal”, destacou a professora Sayonara.
A formação do mês de julho é uma oficina de contação de história – Como vamos contar essa história para a criança?. Foram realizadas com os professores cursistas várias atividades, como a Cartola Mágica (história coletiva com objetos surpresas), análise do texto ilustrativo da autora Eva Fernari com o título “Ritinha Bonitinha” e a oficina de confecção de bonecas com materiais recicláveis.
Segundo a professora Sayonara Fernandes, a ideia é trazer materiais de fácil acesso que não demanda muito dinheiro. “São materiais recicláveis e coisas que temos em casa, como exemplo: resto de tecidos e lã, palitos, cola, barbante, botão, entre outros. Precisamos levar a literatura para as escolas de forma lúdica. Se nós trabalharmos a literatura unindo com a ludicidade, vamos conquistar esse leitor em sala de aula”.
O curso foi planejado em etapas, com aulas presenciais e vivenciais (a teoria que é feita na sala de formação é aplicada com as crianças). A última fase é a entrega dos portfólios, durante um seminário final que vai acontecer no dia 30 de novembro deste ano. O curso de formação também é contemplado com palestras. No dia 26 de julho será a palestra da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Estrela Santos, que vai falar sobre Quadrinhos na Escola. E em setembro, o palestrante também da UFRN, o professor Leonardo Mendes que vai falar da Literatura Africana dentro da Escola.
O curso é dividido em oito encontros presenciais, três palestras e 20 horas de atividades vivenciais para a construção do portfólio, trabalhando a teoria e a prática. “Durantes as formações tentamos trazer assuntos que os professores desconhecem. Os docentes precisam estar em constante formação para conseguirem melhorar, com novas ideias e compartilhando experiências”, afirmou a professora Sayonara Fernandes.
Participando das atividades a professora da Escola Municipal João Paulo II, Jonessa Maíra dos Santos Silva, afirmou que a oficina de bonecas foi uma novidade. “No início pensei que eu fosse incapaz de montar uma boneca. Foi uma pesquisa muito proveitosa. Foi maravilhoso ver que todos os cursistas conseguiram construir um brinquedo. Todos ficaram felizes com o resultado e vamos realizar em sala de aula com os nossos alunos. Vou trabalhar com a construção das bonecas depois de contar as histórias e trabalhar os contos infantis. Tenho certeza que eles também vão gostar muito”, declarou a professora. A unidade de ensino fica situada no bairro de Nova Natal.
A diretora do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), professora Ednice Peixoto dos Santos, afirmou que no decorrer de alguns assessoramentos foi observado que havia uma lacuna de formação de leitura nos professores dos anos iniciais. E que no ano de 2016 aconteceu a formação para os professores dos 4º e 5º ano. Este ano, resolveram ampliar para os professores do 1º ao 5 ano.
“Existe duas formações direcionadas para a formação de leitura no departamento. Uma é comandada pela professora Mirianzinha Dantas (dirigida aos mediadores de leitura da biblioteca e nas salas de leitura) e a outra é a Cenas de Leitura (destinada aos pedagogos que estão em sala de aula). Nós entendemos que o professor precisa ampliar o seu repertório de leitura, ampliar as suas estratégias de como fazer o aluno leitor. O objetivo principal dessa formação é formar leitores para que eles sejam formadores dos nossos alunos e se transformem em leitores. É fazer com que a formação seja a mais prática possível”, destacou a diretora do DEF.