Na manhã desta quinta-feira (20), aconteceu a primeira reunião no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com as secretarias municipais que farão parte dos Grupos de Trabalhos (GT’s) da revisão do Plano Diretor de Natal (PDN). A reunião foi realizada pela Coordenação Técnica (CT) do Plano, composta por técnicos da Semurb, que teve como objetivo apresentar aos técnicos o planejamento e o cronograma das atividades a serem realizadas no processo de revisão da lei.

O grupo será formado por pelo menos dois técnicos indicados pelo secretário de cada pasta e publicado por meio de uma portaria pelo prefeito. Eles deverão participar ativamente juntamente com outros GTs da sociedade das discussões, debates, estudos e trabalhos necessários à leitura da cidade, à elaboração de prioridades, propostas e da minutado projeto de lei. Os participantes dos GTs terão as atividades programadas pela CT, sob a orientação de um coordenador do GT, que deverá ter dedicação exclusiva ao processo de revisão. 

Com o comparecimento das Secretarias de Habitação e Projetos Estruturantes (Seharpe), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Planejamento (Sempla), de Turismo (Setur), Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Agência Reguladora de Saneamento Básico (Arsban),  foi apresentado o planejamento das atividades e se particularizou nesse primeiro momento, a identificação de diversos Planos Setoriais, que estão sendo discutidos ou aplicados pelo município na gestão da cidade como o de Habitação, Drenagem, Mobilidade Urbana, Saneamento Básico entre outros, que precisam ser apresentados a equipe do PDN.

Para isso, foi estabelecido o prazo de 27 de junho para que todos os integrantes enviem um resumo desses Planos à Coordenação do PDN, para que eles sejam avaliados e se conheça de que forma eles se relacionam com o Plano Diretor. De acordo com a secretaria Adjunta de Planejamento da Semurb, Florésia Pessoa esses dados são importantes para o planejamento. “Precisa-se conhecer os objetivos e metas de cada um deles, sua área de abrangência tanto temporal como físico, para se conhecer a relação com o PDN”, enfatiza ela.